Há alguns meses foi notícia de que a Samsung iria lançar um novo acessório com o nome DeX Pad juntamente com o Galaxy S9 e o Galaxy S9 +. Este é o sucessor da DeX Station lançada no ano passado, que teve como objectivo fornecer uma funcionalidade de PC ao Galaxy S8.
A Samsung apresentou o DeX Pad hoje com o seu último topo de gama Galaxy S9 e, à primeira vista, pode parecer que apenas o design é diferente, mas na verdade há mais do que isso.
A DeX Station funcionou surpreendentemente bem a alimentar uma experiência de PC com o Galaxy S8. Tinha um mecanismo de deslizamento que permitia que o dispositivo encaixasse, mas a Samsung acabou com isso em favor de um design plano. O Galaxy S9 é colocado em cima do DeX Pad e, apesar de poder parecer um passo para trás no design, existe uma razão.
Os utilizadores não conseguiram realmente fazer o uso adequado da DeX Station, a menos que tivessem um teclado e um rato wireless. Mesmo que tenham acesso a um monitor externo, precisavam que os periféricos realmente fizessem algum trabalho. No DeX Pad isso já não acontece, pois coloca o ecrã do smartphone o mais próximo possível da superfície, permitindo assim que o utilizador o use como um trackpad e até mesmo um teclado.
O antecessor não conseguiu suportar ecrãs de resolução mais alta porque a resolução máxima de um ecrã conectado foi limitado a 1080p. Isto já não acontece com o DeX Pad que pode suportar ecrãs externos com uma resolução de até 2560 × 1440.
As opções de conectividade são mais ou menos as mesmas com as duas portas USB e uma porta USB Type-C sendo mantida ao lado de uma saída HDMI. No entanto, a porta ethernet que estava presente na estação DeX foi removida no DeX Pad.
A Samsung ainda não confirmou o preço do DeX Pad, mas dado que seu antecessor está disponível por cerca de 150€, podemos esperar que o preço desta novidade seja sensivelmente o mesmo.