Muito se tem dito sobre o lançamento de smartphones com ecrã flexível algures em 2018. O mais recente relatório vindo da Coreia aponta para o início da produção de um Samsung de ecrã flexível já no final de 2017, segundo o Digitimes.
Após inúmeras patentes registadas em 2016, não é a primeira vez que ouvimos falar de um hipotético início de produção em 2017. No início de 2017, o The Investor mencionava inclusivamente que também a LG tinha um protótipo em finalização.
Mas não nos animemos demasiado: as fontes do Digitimes indicam que a produção em série do Samsung de ecrã flexível poderá dar-se somente na última metade de 2018, devido a problemas técnicos.
Tais problemas não são especificados, mas o advento dos ecrãs flexíveis traz os seus próprios desafios. Por exemplo, é necessário garantir que os ciclos de dobragem e desdobragem do ecrã não gerem zonas danificadas do painel ou outros componentes.
Em particular, o Digitimes aponta falta de fiabilidade dos substratos plásticos necessários para cobrir estes ecrãs. Os vidros atuais possuem uma elevada capacidade protetora, mas os ecrãs flexíveis de amanhã terão de combinar boa proteção, com durabilidade e flexibilidade. Aí residem as grandes dificuldades técnicas do momento.
Ora, porquanto teremos de esperar pelo menos um ano até um tal dispositivo chegar ao mercado, é possível que um protótipo seja mostrado a uns poucos parceiros no Mobile World Congress que se realizará em Barcelona no final de Fevereiro.
E por “uns poucos parceiros” queremos dizer que alguns elementos seletos poderão ver o protótipo em condições restritas, a generalidade do público ficando fora desta possibilidade.
E os nossos leitores, já se renderam à ideia de telemóveis com ecrã flexível?