A Samsung é um dos maiores fabricantes de semicondutores, incluindo sensores fotográficos e apresentou agora dois novos ISOCELL com um diminuto tamanho de pixel – 0.8 micrómetros – que permitirão encaixar valores elevados de resolução em smartphones onde o espaço disponível é sempre um problema. Os novos ISOCELL Bright GM1 e GD1 possuem respectivamente 48MP e 32MP.
Embora os pixéis maiores tenham vantagens claras na qualidade fotográfica final, a Samsung está confiante que os seus módulos de alta resolução e pequenas dimensões oferecerão maior flexibilidade aos fabricantes que procuram hoje em dia colocar mais câmaras em cada smartphone, sem que o espaço disponível seja maior.
Os novos ISOCELL possuem algumas funcionalidades interessantes, como a tecnologia Tetracell, que lhes permite combinar quatro pixéis para melhores resultados em baixa luminosidade e o equivalente a pixéis de 1.6 micrómetros, ou 12MP e 8MP. Os sensores incluem ainda estabilização giroscópica de imagem e o GD1 de 32MP possui HDR em tempo real para vídeo e imagem, o que será particularmente interessante para streamers.
Se a Samsung declara que os ISOCELL GM1 e GD1 estarão em produção no último trimestre do ano, a verdade é que já estamos dentro desse período de tempo e poderemos ver a chegada destes sensores ao mercado muito em breve. O nível de resolução que prometem é extraordinária, caso consigam contornar os problemas associados a pixéis de menores dimensões, como a contaminação de pixéis adjacentes ou a difracção.
[…] própria Samsung já anunciou um sensor fotográfico de 32MP, pelo que faz sentido um chip doméstico capaz de tirar proveito […]