Acabado de lançar, o Google Pixel 8a tem muitas razões para ter a nossa atenção. Desde logo um excelente design e um processador que partilha com os Pixel 8 e Pixel 8 Pro, dando-lhe um coice bastante apreciável. Mas, para a Google, a capacidade fotográfica do Pixel 8a é um dos seus grandes destaques, colocando-o no mercado como o smartphone com a melhor fotografia por €500. A DxOMark já correu os seus testes com este equipamento e, se a sua palavra vale algo, o Pixel 8a será mesmo dos melhores smartphones para fotografia, acabando em 2º lugar nos telemóveis de gama alta.
Embora mantenha fundamentalmente as mesmas câmaras do seu antecessor, o Pixel 8a conta com o mais recente processador Tensor G3 que chega com capacidades acrescidas de tratamento de imagem com recursos de inteligência artificial. O Pixel 8a conta, de facto, com predicados interessantes como o Real Tone para tons de pele mais realistas, ferramentas especiais de edição e uma interessante capacidade para escolher a melhor fotografia em grupos.
Mas o que nos dizem os testes da DxOMark? Precisamente que o Pixel 8a tem uma excelente representação de cores e tons de pele, bons detalhes e um eficaz equilíbrio dos brancos. É o suficiente para uma pontuação global de 136 pontos, colocando-o no 33º lugar global, onde se bate contra alguns peso-pesados, mas o panorama muda quando comparamos os resultados entre os $400 e $600 onde o Pixel 8a é o segundo atrás do… Pixel 7. O Top 10 nesta categoria tem mesmo 5 Pixel, mostrando quão bem colocada a Google está no domínio fotográfico.
Ao compararmos o Pixel 8a com equipamentos até $800, então ele desce para 5º neste segmento dominado pelo Pixel 8. Nada mau para um telemóvel deste preço.