A Sony esteve presente em Lisboa onde apresentou à imprensa aqueles que serão os produtos com que a marca pretende diferenciar-se e retomar a sua predominância no audiovisual.
Um evento que mostra bem a importância do mercado nacional para a gigante Nipónica, esta ocasião serviu igualmente para a Sony reconhecer a elevada concorrência de que é alvo, aproveitando a oportunidade para se concentrar em criar o melhor produto para o cliente e conhecer melhor este.
O ano de 2016 foi obviamente marcado por um terremoto que afectou diversas unidades de produção da Sony, levando a alguns atrasos em alguns produtos, principalmente na área da fotografia.
Face à concorrência, a Sony planeia diferenciar-se com concentração em menos produtos mas melhor pensados, naquilo que a marca chama de colocar o DNA nos seus produtos. São afirmações fortes de um gigante que em tempos aglomerou produtos que iam da tecnologia espacial aos adubos, com o que um pouco do nexo terá sido perdido.
Televisão: 4K, OLED e áudio, a tríade sagrada
No mercado dos televisores, a Sony apostará a sério no 4K e nos ecrãs OLED, um produto no qual é pioneira, tendo trabalhado nos primeiros painéis com a tecnologia, numa altura em que a sua qualidade ainda não se adequava ao mercado.
No entanto, com a filosofia Slice of Living, a Sony quer que o painel seja apenas uma parte da experiência, com design que procura integrar-se no ambiente familiar, com tons suaves e minimalismo. De destaque, a Sony estará a actualizar todos os televisores Android para o Lollipop, e íntegra novo cable management em toda a gama.
Este management dos cabos significa que mesmo os televisores menos onerosos poderão ter os cabos concentrados numa entrada agregadora que arruma a confusão de cabos usual.
- A inovação chamada Acoustic surface
A Sony quer alterar como o som das televisões é sentido, usando o conceito de acoustic surface, em que todo o ecrã é utilizado como superfície emissora de som, autorizando uma nova interpretação de como o som pode ser direccionado conforme a imagem que está no ecrã.
O stereo demonstrado é realmente algo incomum, com a deslocação do som a fazer-se de um quadrante ao outro. Do ponto de vista do cinema, a potencialidade será apreciável para áudio direcional.
A jóia da coroa do alinhamento Sony 4K é mesmo a KD65A1 com resolução 4K HDR, e toda a panóplia de tecnologias com que a Sony quer transformar a televisão numa experiência sensorial renovada. Este é um televisor para eleitos, com um preço de €5.999,00.
A Sony Bravia KD65XD93 Full HD, com funcionalidades avançadas é substancialmente mais acessível, por €2.199,00.
A revolução da Sony Alpha 9
A Alpha 9 entra em venda hoje, e a marca considera-a um game changer. Não se trata apenas de novidades em termos de especificações, mas de como a Sony colocou o seu DNA na câmara, aproveitando a sua experiência no broadcasting, mostrando saber o que querem os profissionais da imagem.
A linhagem começa na Sony A7 de 2013, uma excelente câmara que não entrou totalmente nos corações dos fotógrafos. A segunda geração conquistou ainda mais fãs, principalmente em vídeo, mas com a A9 a Sony acredita que consegue demover Nikon e Canon do segmento profissional.
A nova câmara pensa no fotógrafo de retrato com foco especializado nos olhos, mas também no fotógrafo de acção, com 693 pontos de foco e cobertura de 93% do sensor. O novo sensor inclui também memória embebida, com uma extraordinária capacidade de 20fps, com um buffer de 241 imagens sequenciais em RAW.
A câmara custa €5.300,00, um valor muito em linha com a principal concorrência no segmento profissional.
A acompanhar o foco profissional da A9, a Sony irá dispor de uma nova 70-200 F2.8.
Não esqueçamos também que a Sony é um dos nomes da indústria internacional que ainda aposta forte no áudio, com dispositivos leitores de MP3 e auscultadores com cancelamento ruído líder de mercado.
Nesta linha, a Sony está a renovar os extraordinários XB950, com os MDR-XB950N1, auscultadores Bluetooth com Extra Bass e cancelamento de ruído activo que terão um preço muito interessante para amantes do áudio sério, €250.
Mas se o áudio é algo para a casa toda, as novas colunas Bluetooth XB10/20/30/40 apresentam som Extra Bass, mas igualmente resistência à água, autorizando uma utilização em qualquer circunstância, com a capacidade para as colunas serem agrupadas para uma experiência áudio mais ampla.