Era discutivelmente um dos momentos que mais ansiedade nos causava nesta edição de 2018 do MWC de Barcelona: a oficialização dos novos Sony Xperia XZ2 e Xperia XZ2 Compact. Com tudo o que íamos lendo, a expectativa aumentava quanto a quão diferentes seriam estes equipamentos dos seus antecessores dos últimos anos. E a Sony não desiludiu neste campo: adeus bezels, olá 18:9, olá nova Sony.
Design de ruptura
Este é o primeiro ponto a destacar nos novos Xperia XZ2 e Xperia XZ2 Compact: a Sony altera profundamente o design plano e fino dos seus antececessores e opta pelo design “plate+human” que vimos pela primeira vez em alguns conceitos no distante ano de 2015, consistindo de laterais planas, mas uma traseira côncava e ergonómica. A Sony chama-lhe Ambient Flow, e no caso do Xperia XZ2 o painel traseiro consiste num vidro altamente polido com o leitor biométrico no centro e a câmara logo acima, seguida do flash e do módulo de foco. O XZ2 Compact, por seu turno desloca flash e foco para a lateral da objectiva, e a traseira passa a ser um material composto.
À frente, entretanto, temos a mudança que os fãs mais pediam: bezels reduzidos. Nem o XZ2, nem o XZ2 Compact possuem bezels que se comparem aos seus antecessores. Os rebordos são muito mais discretos e destacam as linhas alongadas dos novos ecrãs de 18:9 FHD+ que ambos os dispositivos possuem, se bem que o Sony Xperia XZ2 possua um ecrã de 5.7 polegadas e o XZ2 Compact apenas de apenas 5 polegadas. Os ecrãs são em qualquer um dos casos compatíveis com HDR BT.2020.
De destacar aqui que a Sony não foi pelo caminho fácil e manteve os altifalantes frontais que são uma das suas principais marcas. Mal podemos esperar para os ouvir, até porque chegam com Dynamic Vibration, um sistema que simula os baixos com vibrações.
As mesmas câmaras, muitas novidades
A Sony poderia ter ido mais longe, mas manteve a câmara de 19MP, Motion Eye, 1/2.3″ do Sony IMX400, com abertura f/2.0. No entanto, a união desta câmara com o Snapdragon 845 resulta de uma parceria com a Qualcomm que permite agora a captura de vídeo HDR em 4K, e o vídeo em câmara super-lenta pode agora ser captado a 1080p@960fps, mas por metade da duração do que assistimos no XZ1, fundamentalmente porque o buffer de memória se mantém o mesmo e não consegue acomodar fotografas suficientes.
Hardware renovado
A Sony não tomou atalhos e oferece os dois novos Xperia com o potente Snapdragon 845 com 4GB de RAM e 64GB de armazenamento interno. Infelizmente para muitos, nenhum dos novos Sony possui jack áudio, mas deverão contar ainda assim com as implementações de Bluetooth de alta resolução em que a Sony tem apostado fortemente, e que beneficiarão da largura de banda do Bluetooth 5.0. De qualquer modo, tanto o Xperia XZ2 quanto o XZ2 compact deverão chegar ao mercado com um adaptador que permitirá conectar um jack e carregar ao mesmo tempo.
As diferenças entre ambos os dispositivos são poucas. O Xperia XZ2 Compact, desde logo, não possui o Dynamic Vibration, a bateria é de 2870mAh e não possui carregamento wireless, algo presente no Xperia XZ2 e na sua bateria de 3180mAh.
Há muito mais nestes parâmetros do que o que mostram. Por exemplo, ao poder gravar vídeo HDR em 4K e possuir ecrãs HDR, os Sony podem tirar grande proveito dos próprios clips, mas podem igualmente fazer algo que é mais comum nas televisões: processar o detalhe em vídeos de baixa resolução para tirar o máximo proveito destes ecrãs.
E agora tu
Portanto e tu o que pensas? O Sony Xperia XZ2 chega com inovação (é o primeiro Xperia capaz de gravar vídeo 4K HDR; Dynamic Vibration), e um design completamente renovado. Em nenhum momento parece um equipamento menos do que actual, mas o que pensas tu? É este o caminho?
Hmm só foi pena o Compact não ter o carregamento wireless como o seu irmão maior.
De facto, mas suponho que é uma questão de falta de espaço.