A mostrar que a MediaTek pode estar a cair nas boas graças dos fabricantes novamente, no mesmo dia em que a TekGenius indica que o Xiaomi Redmi 6A será motorizado por este novo processador, a Vivo anuncia o Vivo Y83, o primeiro smartphone a chegar ao mercado com este chip da MediaTek.
Como expectável para o Xiaomi Redmi 6A, também o Vivo Y83 é um equipamento de gama baixa que terá um preço na área dos €150. Esteticamente, o Vivo Y83 é bastante atraente, mas não temos certeza dos materiais utilizados (poderá ser plástico ou metal) para um acabamento brilhante tão em voga e tão interessante para agarrar impressões digitais.
O hardware é relativamente expectável: o Helio P22 é fornecido com 4GB de RAM e 64GB de armazenamento, valores muito interessantes, enquanto a câmara principal é de 13MP com abertura f/2.2, enquanto a câmara frontal é de 8MP.
É interessante que o Vivo Y83 não possua leitor de impressões digitais, e pretenda fornecer apenas reconhecimento facial, com o que dispõe de um entalhe ao estilo iPhone X, mas sem o complexo sistema de mapeamento deste último.
Outros pormenores de destaque são a bateria de 3260mAh e a presença do FunTouch OS 4.0 baseado no Android 8.1 Oreo.
Acima de tudo, o Vivo Y83 permite-nos balizar um pouco o preço dos futuros Xiaomi Redmi 6A, podendo esperar-se um preço aproximadamente igual para o Redmi 6A de câmaras duplas, e valores mais baixos para os restantes, com o que o dispositivo será altamente concorrencial.