Se pertence ao grupo dos que abrem um vídeo numa janela separada enquanto trabalha, então também sabe que na maioria das vezes nem o trabalho aparece feito nem o vê o vídeo. A pensar nisto, a Microsoft decidiu que quer tornar mais fácil o seu multitasking com uma nova funcionalidade para o Windows 10.
A mais recente insider build do Windows 10 (15031) apresenta a ferramenta “Compact Tool” que cria uma janela flutuante com o vídeos, sempre activo no ecrã sem nunca minimizar quando está a usar outras janelas. No entanto, esta novidade ainda não está disponível e por isso teremos de esperar mais um pouco.
A Microsoft afirma que esta irá aparecer na aplicação Movies & TV e Skype muito brevemente nas próximas actualizações. Esperemos que o Edge, para quem usa, faça também parte dos planos da empresa.
Este problema poderia ser facilmente resolvido se a Microsoft apenas adicionasse uma função de always-on-top e, deste modo, poderíamos usá-la em qualquer aplicação. Para que esta funcionalidade esteja disponível em outras aplicações, teremos de esperar que os respectivos programadores façam as alterações necessárias no código para que isto seja possível.
Por enquanto teremos de continuar a redimensionar janelas para conseguir ter o que precisamos para trabalhar e não só.
Outra funcionalidade bastante interessante que a nova actualização irá trazer é o Dynamic Lock. Este apresenta a possibilidade de bloquear automaticamente o nosso computador quando um dispositivo Bluetooth sai do alcance, como por exemplo se sair de casa e levar os seus fones que estão emparelhados com o computador.