Os algoritmos e inteligência artificial da Google aplicadas às pesquisas no seu motor de busca são cada vez melhores, mas uma ferramenta é apenas tão poderosa quanto a nossa habilidade para a usar. Obter os resultados realmente importantes numa pesquisa Google é uma verdadeira ciência, e para nos ajudar a ser verdadeiros licenciados nas pesquisas, a Google oferece um “googlessário” com os melhores conselhos para tirar o melhor partido do seu motor de busca.
Um estudo da Google concluiu que, apesar das pessoas usarem os motores de pesquisa diariamente, a maioria (58%) não conhece truques para otimizar a sua pesquisa online. Para ajudar os utilizadores a encontrarem mais facilmente as informações que procuram, a Google avança com um guia prático para o dia-a-dia – seja para encontrar o produto certo, entender mais sobre um determinado assunto ou verificar uma informação que ouviu dizer.
Este “googlessário” reúne truques e conselhos para a Pesquisa, com o objetivo de ajudar os utilizadores a tirarem o melhor proveito do Google. Para começar, os operadores de pesquisa (um conjunto de símbolos e palavras) contribuem para refinar as pesquisas e tornar os resultados mais precisos.
Aponte as 10 dicas para otimizar a sua pesquisa:
(encontrará no guia enviado em anexo um exemplo prático de Pesquisa de aplicação de cada uma destas dicas)
- Pesquise por X ou Y: isto originará resultados relacionados com X, Y ou ambos. Em vez da palavra “or” também pode usar o sinal de pontuação “|”.
- Para encontrar uma correspondência exata no Google, coloque a frase de pesquisa entre aspas.
- Utilize o menos para excluir palavras da pesquisa.
- Procure por páginas que tenham no título a palavra pesquisada.
- Coloque “..” entre dois números para pesquisar por um intervalo de preços específico.
- Restrinja a sua pesquisa a uma página web específica colocando o operador “site:” seguido do domínio onde pretende procurar a informação.
- Pesquise dentro dos links por uma palavra ou palavras específicas. Os resultados vão trazer apenas os links que contêm a palavra pesquisada. Se adicionar um site na pesquisa, pode refinar ainda mais os resultados.
- Utilize o operador “define:” antes de uma palavra para encontrar a definição desse termo. Trata-se de um dicionário integrado ao Google.
- O operador de pesquisa “filetype:” limita os resultados de pesquisa a arquivos de um formato específico, por exemplo, pdf, docx, txt, ppt, etc.
- Combine os diferentes operadores de pesquisa para ter mais precisão nos resultados.
Não só estas técnicas, como outros hábitos de pesquisa podem mudar a forma como se navega online, contribuindo para chegar mais rapidamente à informação que procura.
Dá cá mais cinco conselhos úteis:
# Entenda como funciona a Pesquisa. Mesmo antes do momento da pesquisa, o Google organiza as informações das páginas Web no índice de Pesquisa. O índice é semelhante a uma biblioteca, com a diferença de que contém mais informações do que todas as bibliotecas do mundo juntas. Sempre que se realiza uma pesquisa, os algoritmos da Pesquisa Google selecionam os resultados mais relevantes e úteis, de centenas de milhares de milhões de páginas Web do nosso índice.
# Pesquise por voz. É possível realizar pesquisas, ver rotas e criar lembretes por voz. Para isso, basta abrir a aplicação do Assistente Google no seu smartphone ou simplesmente dizer “Ok Google” para começar a usar o seu assistente pessoal.
# Pesquisar através de uma imagem. Saiba mais sobre uma imagem ou os objetos ao seu redor ao fazer uma pesquisa por imagens. Basta aceder a images.google.com e escolher entre carregar uma imagem; arrastá-la e soltá-la; ou pesquisar com um URL, com a imagem de um site ou a imagem dos próprios resultados da pesquisa.
# Pesquise num período de tempo. É possível restringir a pesquisa a um intervalo de data específico e ver apenas o conteúdo publicado durante esse período. Isso pode ser útil se quiser entender os desenvolvimentos de uma notícia num determinado momento, por exemplo.
# Não insira a resposta à sua pergunta. Muitas vezes, pode acontecer já suspeitar de uma resposta, mas querer apenas confirmar essa informação. Nesses casos, não inclua a resposta, pois pode influenciar os resultados da própria pesquisa. Por exemplo, se pesquisa “Os golden retrievers pesam 85 quilos”, corre-se o risco de encontrar “85 quilos” na página web de resultados, mesmo que essa não seja a resposta correta. Em vez disso, pesquise apenas por “peso dos golden retrievers” para obter uma variedade de resultados e poder chegar à resposta. Lembre-se ainda de conferir credibilidade da fonte.