Longos foram os meses de espera até que a primeira unidade produzida do Model 3 visse a luz do dia. Durante a madrugada de hoje, na fábrica da Tesla na Califórnia, a marca finalmente mostrou os seus Model 3, os primeiros 30 carros deste modelo que foram produzidos pela marca. Enquanto os primeiros carros apareciam, Elon Musk subiu ao palco e perante uma audiência composta por jornalistas, convidados especiais e os primeiros 30 sortudos a serem donos de um Model 3, lançou a apresentação.
Muito ao estilo do que a Apple fez em tempos com os iPhone, a apresentação foi chamativa, com revelação dos preços finais e os detalhes das especificações do primeiro modelo de produção em massa da Tesla. Nesta apresentação, revelou-se mais do que é possível fazer com o Model 3 do que a sua real capacidade a nível de números, como por exemplo a potência total do motor.
Mas falando dos preços, o Model 3 poderá ser adquirido por um valor a começar nos $35.000, isto na versão base. Conta com uma autonomia de cerca de 350km (220 milhas), faz dos 0 aos 100km/h cerca de 5.6 segundos e tem uma velocidade máxima de 210km/h. Este novo modelo da Tesla será compatível com os SuperChargers da marca, que irão permitir ter uma autonomia de 200km em cerca de meia hora, valores bastante interessantes.
Para aqueles que querem gastar um pouco mais de dinheiro, poderão ter uma versão com uma autonomia maior. Para não ter preocupações com a bateria durante 500km, já será necessário desembolsar um valor a rondar os $44.000. A velocidade máxima nesta versão também é superior (225 km/h), enquanto que dos 0 aos 100km/h esta versão demora apenas 5.1 segundos. O mesmo tempo de carregamento num SuperCharger da Tesla (30 minutos), irá permitir uma autonomia de 270km.
A nível de funcionalidades, esta versão base já vem equipada com conectividade Wi-Fi e LTE para ligação à internet, Bluetooth, comandos de voz, uma câmara traseira e um sistema de funcionamento sem chave e controlo de climatização através da aplicação da Tesla. No interior, o ecrã de 15 polegadas substitui todos os botões que estamos habituados a ver, sendo que tudo o que seja de entretenimento, climatização etc, está neste ecrã.
Quem compre a versão básica do Model 3 da Tesla, terá uma garantia de 4 anos ou 80000 km, sendo que a bateria está coberta por uma garantia de 8 anos ou 160000 km. Quem adquirir a versão com mais autonomia do Model 3, terá os 8 anos de garantia ou 160000 km para o carro e baterias.
Nestes valores, o carro será sempre em preto, sendo que para ter o Model 3 noutras cores como o Deep Blue, Pearl White, Silver Metallic e Red, terá que se desembolsar mais $1000 dólares. Outros extras incluem as jantes de 19” por mais $1500, o pacote upgrade por mais $5000. Este pacote upgrade conta com uma série de extras, como é o caso de bancos aquecidos, perfis de condutor personalizados, sistema de áudio melhorado, espelhos laterais elétricos dobráveis, o tejadilho em vidro colorido e um local na consola central para encaixar dois telemóveis. Outro extra é o Autopilot que estará disponível por mais $5000.
Se este é o carro dos seus sonhos e se depois deste artigo ainda ficou com mais vontade de o comprar, fique então com as más notícias agora. É que se não foi um dos 400 mil que fizeram a “pré-reserva”, ainda terá que esperar alguns anos. Para já, a Tesla prevê que durante o mês de agosto lance mais 100 carros para circular, sendo que em Setembro a linha de produção já consiga fazer 1500 carros. A marca espera que até ao final do ano de 2017, já seja capaz de produzir 20 mil carros por mês mas, mesmo assim, ainda terá que esperar alguns anos para que a Tesla consiga cumprir com as 400 mil encomendas já feitas.