A impressão está de volta quando se pensava que a fotografia digital a tinha assassinado para sempre. Melhor ainda (sim, melhor): a impressão lo-fi está de volta e o mercado começa a ter algumas opções muito atraentes para quem quer imprimir as suas fotos em qualquer local, para muito mais do que simplesmente enfiar as imagens numa moldura.

A HP Sprocket enquadra-se precisamente neste segmento de impressão de baixa densidade, amdadora e pensada para projectos DYI e mente imaginativas. Pelo menos é assim mesmo que vejo esta pequena impressora que cabe na mão e nos permite imprimir minúsculas fotografias em formato 1×3 sem recorrer a tinteiros.

Pelo contrário, a Sprocket recorre a um papel especial que é fascinante em si mesmo: anteriormente um projecto da Polaroid (obviamente) o papel Zink tem a sua superfície revestida com as mesmas cores básicas de qualquer impressora: ciano, magenta e amarelo. Os pigmentos só ganham cor através do calor que a impressora emite, com cada cor a reagir a diferentes tipos de calor: o amarlo reage a calor intenso e rápido, o magenta reage a menos calor durante mais tempo e, finalmente, o ciano reage apenas a temperaturas baixas durante mais longos períodos de tempo. Combinando diferentes tipos de impulsos de calor, a HP Sprocket consegue então imprimir imagens relativamente complexas e muito interessantes.wp-image-21698401.jpg

Obviamente que a resolução é mediana, muito boa para este tamanho, contudo, e podemos apenas destacar que sem um tinteiro negro como é costume nas boas impressoras fotográficas, os tons negros acabam algo desviados para o castanho. Nas imagens que carecem de sombras, a Sprocket faz um excelente trabalho.

A simplicidade da impressora será das suas maiores virtudes: basta instalar a pp Sprocket para Android ou iOS e podemos ainda fazer aí o login para o Facebook e Instagram, com que poderemos imprimir imagens directamente das redes sociais. Da galeria normal do nosso smartphone, a opção “partilhar” dá igualmente acesso a partilha directa para impressão, com o que o processo não poderia ser mais simples. Excepto por um pormenor: apesar do Instagram preferir as imagens quadradas, nem sempre uso esse formato, e via Sprocket não há outro modo de imprimir as imagens do Instagram.

A impressão em si é rápida, com alguns segundos apenas a gerarem uma imagem completa, sem margens no papel, e a impressão resultante já sai seca ao toque (na verdade nunca esteve molhada) e é à prova de água!

A partir daqui, só a imaginação nos pára: como o papel HP ZINK possui uma camada autocolante, este pequeno formato é fantástico para projectos de scrapbooking, colagens e projectos de decoração. Não será de facto um brinquedo para quem quer simplesmente imprimir fotos, mas para quem vai fazer algo de interessante com elas, nem que seja oferecê-las a um amigo ou a um desconhecido numa festa, num evento especial.wp-image-1121699223.jpg

Cá em casa, a Sprocket deu o mote para isso e deixa saudades, além de nos deixar convencidos. Se és uma pessoa imaginativa e apaixonada pela imagem, dá uma tentativa à Sprocket que irá contigo e com as tuas ideias para todo o lado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui