Por aqui, somos fãs da BlackBerry, aquela que foi em tempos um ícone dos smartphones e em particular da segurança apertada dos sistemas operativos, tanto que a BlackBerry era a marca de eleição dos empresários e dos governos internacionais. Mas com as mudanças dos tempos e a ascensão da popularidade do Android, os fiéis de BlackBerry deixaram a marca em prol do sistema operativo livre da Google, com amplas vantagens em número de apps e de equipamentos disponíveis, mas não em segurança.

Em 2015, a BlackBerry finalmente lançou o seu primeiro smartphone Android, o BlackBerry Priv, um caminho que culminou este ano no lançamento do BlackBerry KeyOne, um dispositivo que reúne o melhor do sistema operativo Android, com o teclado físico que foi durante muito tempo o pilar do apelo profissional dos BlackBerry. Pelo meio, a empresa Canadiana dedicou-se apenas ao software, licenciando o nome a diversas empresas independentes como é o caso da TCM, e fornecendo apps e serviços em ambiente Android, como a suite de segurança DTEK, o teclado BlackBerry, ou o Blackberry Hub.

No entanto, indicações recentes apontam para a possibilidade da BlackBerry licenciar a sua própria versão do Android com um foco na segurança apertada, o BlackBerry Secure OS. Este sistema operativo combinaria as vantagens do Android, incluindo a compatibilidade com os serviços Google, com a perícia da BlackBerry em sistemas de segurança capazes de protegerem o smartphone contra todo o tipo de fugas de segurança.

A empresa já confirmou entretanto que está em negociação com diversas OEM para o licenciamento deste novo sistema operativo que será instalado de raiz nos dispositivos. Para estas OEM ainda por nomear, a aposta poderá compensar a nível de marketing, enquanto o desenvolvimento de iterações próprias do Android tem os seus próprios custos. O sistema operativo não se limitará, no entanto, a smartphones, e a BlackBerry poderá apostar igualmente na área médica, nas redes empresariais e mesmo nas televisões.

Aguardamos com grande interesse futuros desenvolvimentos quanto ao BlackBerry Secure OS.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui