O autoplay, ou a reprodução automática de vídeos, pode ser algo bastante inoportuno. Não só estes vídeos são bastante irritantes, mas também desperdiçam dados e a duração da bateria. O Chrome na área de trabalho é bastante bom a impedir que os vídeos sejam reproduzidos automaticamente e no Chrome 64 para o Google móvel, a Google irá apresentar um comportamento mais consistente que irá colocar o utilizador novamente no controlo.
As novas regras irão permitir que um vídeo seja reproduzido automaticamente se uma das três condições for atendida. A primeira é se o vídeo estiver em silêncio ou não tiver áudio. A segunda, se o utilizador mostrar um interesse pelo vídeo. A terceira e última condição, se o site foi adicionado ao ecrã inicial pelo utilizador. A segunda condição parece um pouco vaga, para ser claro, significa que se o utilizador tocar em algum lugar da página o vídeo irá ser reproduzido. Com estas mudanças, a Google apresenta uma frente de reprodução automática unificada em dispositivos móveis e desktop.
O Chrome 63, que pode ser testado nos canais Dev ou Canary, já nos permite silenciar certos sites de forma permanente. Deve tornar-se muito mais fácil manter a reprodução automática activa para os sites que visitamos com frequência, mantendo a reprodução desactiva nos sites onde é um incómodo.