Vivemos tempos excitantes no mundo dos computadores portáteis. Acossados pelos smartphones que conseguem cumprir uma boa parte das necessidades dos utilizadores, os portáteis procuram ser cada vez mais atraentes, tornando-se tão discretos que não causam incómodo na mochila, mas estão sempre prontos para trabalhar. O ASUS VivoBook Flip 12 é um exemplo desta tendência: a ASUS considera-o como o mais notebook conversível mais compacto e transportável de sempre.
A declaração leva em consideração que, com um ecrã de 11.6 polegadas, o ASUS VivoBook Flip 12 pesa apenas 1,1Kg e possui uma espessura de 17,1mm. As dimensões não são impeditivas para a sua natureza conversível em que o ecrã roda 180º para ser usado como tablet, ou se mantém em forma de tenda para uma utilização mais ágil sem ocupar as mãos.
Compacto, o Flip 12 incorpora ainda assim um Intel Pentium (Apollo Lake), com armazenamento a começar nos 64GB SSD, ou processador Celeron N3350 e 64GB 3MMC, e até 1TB de armazenamento gratuito durante um ano na ASUS WebStorage. A RAM serão 4GB, e a bateria de 38Wh chegará para 8 horas de utilização.
Apesar da performance ser justa, o ecrã é mesmo a peça central deste dispositivo que se quer polivalente. Com uma resolução de 1366×768 pixéis, o ecrã tem tecnologia TruVivid que reduz as camadas de vidro sobre o painel LCD, gerando maior luminosidade e qualidade de cor. O destaque é a presença da compatibilidade com o Windows Ink e stylus activa, o que autorizará a tomada de notas e outras funcionalidades com uma stylus.
No entanto eu realçaria os pormenores da construção deste equipamento que parece ser bem pensado para o conforto do utilizador, com o teclado inclinado 1,5º para uma escrita mais confortável, o touchpad equivalente em área do de qualquer portátil de 14 polegadas e compatível com o Windows Precision Touchpad (PTP), e por último um leitor de impressões digitais para autenticação via Windows Hello.
O ASUS VivoBook Flip 12 parece por isso um equipamento ultraportátil bastante completo, e terá um PVP de €499,99.