A McLaren sabe fazer super desportivos tão impressionantes quanto cheios de personalidade, e novo McLaren Senna é tudo isso num puro-sangue pensado para dominar a pista. Não é subtil nem discreto, mas ameaçador e simplesmente potente.
De facto, o McLaren Senna chega com um V8 turbo de 4.0 Litros e cambota plana, com galopantes 789 hp de potência e 800Nm de binário máximo, ou uma potência de mais de 650 hp por tonelada. Entretanto, a transmissão é de 7 velocidades com dupla embreagem. Estes são os dados que tornam este o motor mais potente de sempre num McLaren de estrada.
Mas por mais que o Senna esteja apto a ser conduzido legalmente em estrada, não podem subsistir dúvidas de que este é um garanhão para ser libertado em pista. O design segue profundamente essa ideia, com uma carroçaria amplamente arejada que mostra o triunfo da função sobre a forma.
De linhas agressivas, triunfantes, toda a carroçaria é um aerofólio destinado a criar pressão aerodinâmica. A Monocage III, uma evolução da monocoque de fibra de carbono do 720S permite ao Senna ser o McLaren de estrada mais leve desde o distante F1. Neste design furioso e funcional, que pontua pela asa traseira elevada, a McLaren não deixou de fora um pormenor interessante: vidros recortados nas portas. Mas voltemos à asa: controlada hidraulicamente, ajusta-se em tempo real às necessidades do Senna e pode mesmo ser utilizada como travão aerodinâmico.
Entretanto, a suspensão hidráulica RaceActive Chassis Control II (RCC II) ajusta-se aos diversos estilos de necessidades de condução, com modos Conforto, Pista e estrada, enquanto um modo especial de competição pode ser activado via switch no tecto da cabine. Herdando tecnologia do híbrido P1, o sistema de suspensão impede o McLaren de capotar e optimiza as curvas a alta velocidade. Finalmente, os pneus são desenhados especificamente para a utilização em pista e exclusivamente para o McLaren Senna: tratam-se dos Pirelli P Zero Trofeo R que podem ainda assim ser utilizados legalmente em estrada.
O McLaren Senna é, obviamente, baptizado em homenagem ao malfadado tri-campeão de Fórmula 1, Ayrton Senna, que correu com chassis McLaren durante cinco anos.
O que é que este McLaren pode fazer? É difícil dizer, mas fácil de adivinhar: o Porsche GT2 RS sacou 6 minutos e 47,3 segundos em Nürburgring em Setembro. O McLaren Senna oferece 100 cavalos a mais e um peso e 300Kg a menos. Extraordinário.
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