Se tem animais em casa, se é mulher ou vive com uma mulher conhece muito bem a saga dos cabelos ou pêlos de animais no chão. Acabamos de aspirar e logo de seguida olhamos para o lado e vemos mais cabelos e pêlos. Aqui por casa ainda não temos nenhum amigo de quatro patas mas o geek residente fica doido com a quantidade insana de cabelos que eu deixo cair e, para grande espanto dele e meu, sem ficar careca.
Com a rotina diária completamente agitada e frenética, é praticamente impossível aspirar todos os dias a casa. Varrer o chão também não é boa opção porque acaba por levantar mais pó do que limpa, e para quem tem alergias ao pó, está mesmo fora de questão.
No que parece um golpe de magia ao adivinhar este meu dilema, a iRobot enviou-nos o seu Roomba 696 para teste e devo dizer que ficámos fãs.
Para além de nos ajudar e muito a manter o chão casa limpo, é muito silencioso, o que não perturbou de forma alguma a concentração do meu namorado nos jogos importantíssimos da PlayStation.
Este Roomba deixa para trás as funções de guia inteligente pela casa, uma vez que está mais orientado para uma aspiração mais individual de cada divisão. Devido à falta desta funcionalidade, a iRobot conseguiu colocar o seu Roomba 696 no mercado com um preço bastante mais acessível do que o dos Roombas de gama alta. No entanto, desengane-se se pensa que por um preço acessível não tem direito a uma conectividade WiFi.
Com esta conectividade e a aplicação dedicada da iRobot, disponível tanto para Android como para iPhone, pode controlar o Roomba 696 remotamente com o seu smartphone e, para além disso, programar as suas limpezas. Esta última função é bastante útil se pensarmos que podemos sair de casa, ir à nossa vida, deixarmos o Roomba a fazer o trabalho todo. Esta programação da limpeza poderá ser feita para dias diferentes da semana à hora que lhe for mais conveniente.
Para além disso, a aplicação também nos permite ver o nível de bateria do nosso Roomba, o histórico de limpezas e saber se o reservatório está cheio. Recebemos também notificações quando a limpeza está terminada ou quando ocorre algum incidente. Se por acaso perder o seu Roomba em sua casa e não conseguir descobri-lo, pode usar a aplicação a fazer com que este emita um sinal sonoro para que seja mais fácil encontrá-lo.
No que toca ao seu design, esta Roomba 696 apresenta-se com um look elegante e nada estranho a qualquer que seja a decoração da sua casa. Tem uma forma circular com um diâmetro de 33.5 centímetros. Não é um equipamento muito pequeno, mas ainda assim é capaz de passar entre as pernas das mesas. A sua altura é de 9.3 centímetros, o que permite que esta passe por baixo de muitas camas. Nem aí o pó e os ácaros conseguem esconder-se da Roomba.
O material escolhido pela iRobot para a Roomba 696 foi bastante inteligente. Uma vez que é normal este tipo de robots domésticos sofrem alguns acidentes, como pancadas ocasionais em móveis, foi uma óptima escolha o plástico para o corpo da Roomba. Tem ainda uma pega, que facilita o transporte do equipamento de uma divisão para a outra quando é necessário.
Para conseguir guiar-se pela casa, a Roomba 696 incorpora o que a iRobot chama de sistema iAdapt. Como já referi, este equipamento foi desenvolvido a pensar particularmente na limpeza de divisões individuais da casa. Claro que poderá deixar a Roomba ganhar vida e vontade própria e deixá-la decidir para onde quer ir. Contudo, tendo em conta que a sua autonomia é de 60 minutos, é bem provável que ao sair da divisão onde está a sua estação de carregamento, esta não volte e fique perdida no meio de outra divisão. Outra possibilidade, que será a mais comum, é que o Roomba volte à estação de carregamento e, uma vez com a bateria totalmente carregada (o que demora cerca de 2 horas), este não volta ao ponto onde parou, uma vez que assume que o seu trabalho está terminado. Assim, não irá conseguir saber concretamente que divisões o Roomba aspirou e onde parou. A não ser que goste particularmente de seguir o seu novo robot pela sua casa e supervisionar o seu trabalho.
A actualização do sistema iAdapt 2.0 já permite que o aspirador recomece o seu trabalho onde parou, assim que tiver a bateria totalmente carregada. Contudo, esta nova versão do iAdapt só está disponível para os robots de gama mais alta.
Para evitar que isso aconteça, a iRobot juntou ao kit da Roomba 696 uma parede virtual. Ao colocar este dispositivo à porta da divisão que pretende aspirar, este traça uma linha contínua imaginária a qual o Roomba não passa, informando que ali está de facto uma parede. O kit do aspirador traz apenas uma destas paredes virtuais mas se desejar poderá adquirir mais individualmente.
No que diz respeito à eficiência da sua aspiração, podemos dizer que o Roomba não desilude. Este consegue detectar as zonas mais sujas e insistir um pouco mais na sua limpeza. Apesar de ter um design circular que pode dificultar o acesso a alguns recantos na sua casa, a sua escova lateral permite chegar a alguns desses mesmos recantos. Contudo, nem todos os cantos ficam limpos, não dispensando uma aspiração à moda antiga dessas zonas.
Para além da escova lateral, este Roomba tem ainda escovas na ranhura de aspiração. Algumas são escovas convencionais e outras são de plástico, ajudando a evitar que os pêlos e cabelos fiquem aqui enrolados, o que não evita a sua limpeza periódica.
É ainda de destacar que o Roomba 696 traz consigo uma filtro para o pó para que este não se levante durante a limpeza. Não se esqueça de no final de cada limpeza esvaziar o reservatório do aspirador.
Se tudo isto foi música para os seus ouvidos e já está a pensar incluir este companheiro robot na sua carta ao Pai Natal, fique então a saber que a iRobot está a disponibilizar este Roomba 696 por um preço de 579,99 €.
O uso do Roomba 696 não dispensa uma limpeza com um aspirador convencional, mas com esta ajuda a sua casa irá manter-se limpa com menos esforço e é menos um ponto na sua checklist diária que terá de preencher.