A presença da Sony no mercado mobile tem os seus altos e baixos ao longo da história, com mais tendência para os baixos nos últimos anos. No entanto, nunca partilhei da opinião de muitos de que um destes dias a marca simplesmente desistia. E a Sony não vai desistir dos smartphones por motivos estratégicos muito objectivos, segundo o CEO Kaz Hirai.

Há cinco anos à frente da Sony, Hirai viu a empresa passar por maus momentos depois de se tornar um conglomerado que tem negócios da tecnologia aos adubos, passando pela saúde. Gerir esta diversidade de negócios sem foco foi claramente uma dificuldade e Hirai não deixou de alienar alguns negócios, mas nunca os smartphones, não importa que passassem por maus momentos.

Em entrevista ao The Guardian, Hirai explica:

A razão pela qual não o fazemos [desistir dos smartphones] não é porque pensamos que os smartphones são o futuro, mas porque temos que ter alguns dispositivos conectados a uma rede para comunicar. Se sairmos do espaço [das comunicações] perdemos a oportunidade de participar na próxima mudança de paradigma.

Para Hirai, não se trata dos smartphones como estão hoje, mas do que as comunicações pessoais serão no futuro e como a Sony quer manter-se na dianteira nesse campo. Os smartphones são hoje um meio, não o fim.

As declarações não serão uma surpresa para quem perceba um pouco como a Sony funciona, de resto como funcionam muitas das suas concorrentes que, não obstante vendas mais ou menos expressivas, recorrem aos smartphones como meio para outros objectivos.

Apesar da sua popularidade em baixa, os Xperia não carecem de inovação e tecnologia de ponta. A Sony chegou primeiro ao mercado com ecrãs 4K e câmara super lenta, além de diversas implementações importantes a nível do áudio. São elementos que nos mostram onde a Sony está a trabalhar noutras divisões e justificam mais do que obviamente o continuado investimento nos smartphones.

A gama Xperia está a melhorar

A atitude de Hirai não é, à primeira vista, a melhor. Uma empresa que vê os smartphones como mero passo evolutivo corre o risco de se encontrar onde a Sony se encontra precisamente: fora dos tops de vendas.

O caminho não será jamais sustentável para sempre, como o mostra a HTC que acabou por ter que alienar parte do seu negócio. A Sony, entretanto, parece estar a acordar do seu sono e a filosofia da Kando está a chegar aos smartphones também.

Este ano a gama XA2 voltou aos Snapdragon e alterou elementos centrais do seu design e postura. As gamas superiores continuam para já um mistério de rumores e boatos, mas acreditamos que a Sony irá reformular a sua linguagem estilística e criar dispositivos inovadores que a colocarão num patamar superior face à sua situação actual.

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