Lembram-se do suposto Huawei P20 Lite que vimos alguns dias atrás em suposto protótipo? Ora bem, podemos esquecê-lo para já, pois a FCC revelou alguns detalhes-chave do Huawei P20 Lite e confirmou a câmara vertical, relegando o suposto protótipo para a caixa dos mistérios por resolver. O dispositivo certificado tem ainda o código ANE-LX1, o que se encontra consistente com o nome de código conhecido até agora: Anne.
A listagem da FCC mostra alguns esquemas do dispositivo que, apesar de algo básicos, servem para confirmar a presença do entalhe no topo do ecrã 18:9, com dimensões muito reduzidas, tal como nas imagens que a TekGenius tinha anteriormente veiculado. De facto, as medidas do diagrama apresentado colocam uma largura total de apenas 4,67mm para este entalhe e indicam a presença de um sensor de proximidade, sendo por isso muito óbvio nesta fase que não teremos um reconhecimento facial avançado nesta versão mais contida do Huawei P20.
Onde a imagem difere é claramente na disposição vertical das câmaras traseiras, voltando a confirmar informações anteriores, em patente contraste com o protótipo que mostramos por estes dias e que poderá agora ser outro Huawei ainda por revelar.
Não temos total informação quanto ao hardware deste equipamento, mas com dimensões de 148x70mm o mais provável é um ecrã activo perto das 6 polegadas, com um rácio de aspecto 19:9, ainda que o entalhe signifique que a porção sempre activa do ecrã seja um mais clássico 18:9.
Como ainda não foi apanhado em qualquer benchmark ou em imagens ao vivo confirmáveis, não sabemos nada sobre o Huawei P20 Lite que não o que se encontra na FCC, essencialmente uma bateria de 2900mAh. Se bem que as câmaras traseiras parecem ser certificadas pela Leica, o processador é um ponto sobre o qual nada sabemos neste momento. Parece altamente improvável que a Huawei vá voltar a aproveitar o HiSilicon Kirin 659 que tem sido o seu cavalo de batalha, uma vez que esse chip se coloca num segmento mais budget do que a gama média que é o terreno natural dos P Lite.
Portanto, já vai sendo altura da Huawei colocar no terreno um sucessor que seja capaz de competir seriamente com Snapdragon 630 ou 660, falando-se já há algum tempo do Kirin 670 que não chegou a materializar-se até agora.
O que estas informações me dizem
Se dúvidas houvesse, é óbvio a partir de agora que podemos esperar um Huawei P20 com um entalhe ao estilo do iPhone X, muito potencialmente com um sistema de reconhecimento facial bastante avançado. A certeza advém do facto do Huawei P20 Lite chegar claramente com um ecrã deste tipo e com esta característica estilística.
A Huawei estará presente no MWC em final de Fevereiro, mas optou por revelar mais tarde os seus novos flagships, num evento próprio em Paris. Os dispositivos correrão Oreo desde logo e apostarão forte num design radical e diferenciador, mesmo se a abordagem ao ecrã já não se possa considerar original.
Especificamente sobre o Huawei P20 Lite, podemos esperar que este seja o primeiro P Lite com duas câmaras, característica que já fazia falta nesta família, face à crescente concorrência Asiática. Um ponto que não poderá ser agradável para muitos utilizadores é que o dispositivo terá uma capacidade de bateria algo inferior à do Huawei P10 Lite, ponto que me leva a considerar ainda mais importante o surgimento de um chip mais económico do ponto de vista energético.
Nesta fase, as coisas estão a acontecer a um ritmo acelerado, por isso não percam as nossas páginas para novas informações.