Os mais atentos notarão que ontem começou a Google I/O onde foi anunciado o novo Android P e a sua entrada em Beta. Desta vez, no entanto, não serão apenas os donos de Pixel e Nexus quem terá o privilégio de testar as primeiras versões do Android P. De facto, a Xiaomi foi das primeiras marcas a anunciar a sua participação no programa.
Este anúncio é tornado possível pela compatibilidade entre o Xiaomi Mi Mix 2S e o Project Treble, que separa a partição da ROM das alterações feitas pela OEM, permitindo assim que os utilizadores actualizem os seus smartphones mais rapidamente. Por isso, o Xiaomi Mi Mix 2S é um candidato primordial para a entrada no Android P Beta, existindo já uma Preview especificamente para si.
A nova preview inclui as funcionalidades do Android P, como a nova navegação por gestos, mas a Xiaomi é a primeira a realçar que se trata da primeira build, e possui assim alguns problemas conhecidos, como crash do editor de vídeo, queda das chamadas ao aceder ao voicemail, etc. Instalar esta preview do Android P requer por isso algum grau de aventura, mas permite ao utilizador contribuir para a melhoria do software e da própria marca.
Desde que a Xiaomi anunciou que o Xiaomi Mi Mix 2S seria o primeiro smartphone com Snapdragon 845 que a marca Chinesa tem procurado aliar-se aos grandes nomes internacionais. Se primeiro foi a Qualcomm, agora é a Google, reforçando a parceria iniciada com o Xiaomi Mi A1, o primeiro Android One da marca e um smartphone que marcou o início de uma nova era para a Xiaomi.
Face a muitas marcas Chinesas que ainda optam por forks do Android, a Xiaomi parece quer assinalar aos seus fãs ocidentais que é uma companhia aberta e disposta a trabalhar com as melhores práticas do mercado.
As más notícias é que para os utilizadores Portugueses, o Xiaomi Mi Mix 2S não estará disponível antes de Junho ou Julho.