Quick Charge: por mais iterações que apareçam, a maioria das marcas parece fundamentalmente parada no tempo, e a esmagadora maioria dos smartphones saídos em 2018 suportam somente a versão Quick Charge 3. O licenciamento, mas também os requisitos técnicos que se prendem com este modo ultra rápido de carregamento, estarão na origem da falta de adopção, mas com a autonomia a ser cada vez mais uma consideração dos utilizadores, as marcas deveriam pensar mais nos utilizadores. Foi o que fez a BQ com os novos BQ Aquaris X2 e X2 Pro.
Pequena marca, grandes considerações
A BQ continua a ser um caso especial nas marcas Europeias, ao possuir uma forte fatia do mercado Ibérico, mesmo perante a investida dos grandes nomes internacionais. A marca Espanhola procura inovar com boas características, num portefólio reduzido, ao contrário de muitas marcas do Oriente que possuem um número elevado de equipamentos difíceis de distinguir.
Existem muitos destaques nos Aquaris X2, mas hoje falamos do Quick Charge 4+: o BQ Aquaris X2 e o Aquaris X2 Pro são 2 dispositivos numa lista que neste momento inclui apenas cinco dispositivos, incluindo o Nubia Z17, Razer e Smartisan R1. O facto está lá portanto, quando reparamos que a BQ faz parte de uma lista reduzida ao lado da qual passaram grandes nomes como Samsung, LG ou Sony, e à qual se deverá juntar daqui a três dias a Xiaomi com o Xiaomi Mi 8.
Com o Quick Charge 4+, o BQ Aquaris X2 poderá carregar até 50% da bateria em 15 minutos, com uma temperatura até 3ºC mais baixa que com o Quick Charge 4, sendo globalmente 15% mais rápida e 30% mais eficiente, o que significa menos energia dissipada em calor ou perdas nos circuitas.
Em particular para os utilizadores intensivos, esta capacidade significa a possibilidade de dar um grande boost à bateria em qualquer momento do dia, para em poucos minutos termos várias horas de utilização, sem comprometer a durabilidade da bateria.
É de notar que os dispositivos são compatíveis com a QC4+, mas só quando tivermos nas mãos um deles poderemos ver até onde vai a implementação da BQ. Apesar dos dispositivos estarem certificados pela Qualcomm, até onde cada marca implementa a tecnologia depende também da bateria e dos custos associados. No entanto, nada retira à BQ o privilégio de fazer parte desta lista restrita.
As melhores características da Quick Charge 4+
A Quick Charge 4+ inclui basicamente todas as características da Quick Charge 4, mas com diversas melhorias que a tornam mais segura, mais rápida, mais eficiente:
- Carregamento por circuito duplo: os dispositivos compatíveis com QC4+ dispõem de um circuito duplo de carregamento que divide a entrada de corrente em dois. Assim, para um carregamento de 18W, 9W vão por um dos circuitos, os restantes por outro. Esta opção permite manter mais baixa a temperatura dos circuitos, com menor dissipação e perda de calor e redução da eficiência do carregamento ou degradação da bateria.
- Gestão termal inteligente: a tecnologia QC4+ analisa em tempo real as temperadoras de cada circuito, redireccionando a corrente para o mais fresco, e voltando a mudar quando este aquece, mantendo um circuito de carregamento optimizado.
- Segurança avançada: ao monitorizar a temperatura do equipamento e do conector, a QC4+ previne sobreaquecimento e e potenciais curtos-circuitos.
O resultado final é uma bateria que carrega mais depressa, mas sem o degradamento superior geralmente associado aos carregamentos a correntes elevadas.