Parece que para a Samsung quer mesmo começar a década já em 2020, alterando a sua usual técnica para batizar os seus dispositivos topo de gama. Se até agora falamos sempre em Galaxy S11, os futuros flagship parece que serão antes os Galaxy S20. Teremos três: os Galaxy S20, S20+ e S20 Ultra, o que também deixará o Samsung Galaxy S10e sem um sucessor direto.
S11e → S20 ✔
S11→ S20+ ✔
S11+ → S20 Ultra ⁇
“Ultra” is just one of the possibilities, there are other options, to be confirmed,and What word do you think is best?— Ice universe (@UniverseIce) December 31, 2019
Segundo este tweet, o Galaxy S20 padrão será lançado em vez do S11e, enquanto o sucessor do S10 será o S20+ e, finalmente, o S11+ será sucedido pelo S20 Ultra. Como o tweet indica, o cognome “Ultra” não está confirmado. Poderá ser o S20 Pro, ou outro qualquer nome.
Ora, o mais importante a reter nesta informação é, talvez, que a Samsung está a pensar reposicionar a sua gama alta, colocando o S20 como o seu topo de gama económico. Faz algum sentido, mas não deixa de ser peculiar: pessoalmente, o S10e foi a melhor ideia da Samsung em anos, oferecendo um smartphone muito potente e ainda assim compacto, numa era de equipamentos enormes que nem todos querem. Em contraste, o S20 deverá ter um ecrã curvo de 6.4 polegadas, em vez das 5.8 polegadas planas do S10e. Não será uma decisão do agrado de todos, já que os ecrãs curvos podem ser simpáticos do ponto de vista estético, mas acrescentam pouco em funcionalidade, e tiram mesmo algumas, como o que se perde em superfície efetiva do ecrã.
Em troca, a Samsung deixará de ter um modelo conotado como “mais económico” com todas as possíveis conotações negativas disso, e terá simplesmente um topo de gama de base. Mas, lá no fundo, espero que a Samsung reconsidere.
Novo render mostra as câmaras do Samsung Galaxy S11+ da forma correta