A gozar de um ano de grandes apostas, a Huawei fez agora mais uma, oficializando a nova família Huawei Nova 7 com uma segmentação muito interessante, já que todos os três elementos da família chegam não só com tecnologia 5G, como também apostam em câmaras de 64MP. Partilham ainda uma bateria de 4000mAh com carregamento rápido a 40W.
O que os distingue então? Bom, existem detalhes, mesmo nas semelhanças, já que se as câmaras de 64MP partilham a resolução, as dos Nova 7 e Nova 7 Pro chegam com abertura de f/1.8, enquanto a do Nova SE é algo menos luminosa, com uma abertura de f/2.4. Mas não nos adiantemos.
Huawei Nova 7 Pro
O Huawei Nova 7 Pro é a escolha a fazer para quem quer o melhor da família. O Pro é fabricado em torno de um elegante OLED curvo de 6.57 polegadas, com resolução FHD+, com rebordos muito pequenos e um recorte em forma de pílula para alojar uma câmara de 32MP e uma de 8MP.
Aproveitando e continuando no departamento fotográfico, o Nova 7 Pro tem certamente um aparelhamento muito importante num equipamento de gama média. O destaque vai certamente para a câmara principal de 64MP, mas não podemos esquecer a câmara de 8MP periscópica que oferece 5X zoom óptico e 50X zoom híbrido. Temos ainda uma câmara de 8MP ultragrande angular, e uma última câmara de 2MP macro.
O processamento fica a cargo do Novo Kirin 985, um processador revelado muito recentemente juntamente com a nova família Honor 30. Trata-se de um chip intermédio entre o Kirin 820 e o absoluto topo representado pelo Kirin 990, e possui obviamente tecnologia 5G.
Terá ao seu dispor 8GB de RAM e 128 ou 256GB de armazenamento interno. O software a bordo é o Android 10 com interface EMUI 10.1.
Huawei Nova 7
Existem algumas razões para escolhermos o Nova 7, em vez da versão Pro: alguns simplesmente não gostam de ecrãs curvos e poderão preferir o ecrã plano do Nova 7, uma unidade OLED FHD+ de 6.53 polegadas, onde encontramos ainda uma câmara de 32MP.
Em termos de processamento e bateria, o smartphone é muito semelhante À versão Pro, mantendo o mesmo Kirin 985 com 8GB de RAM e um máximo de 256GB de armazenamento interno. Igual é também a bateria de 4000mAh com carregamento rápido de 40W.
Nas câmaras temos algumas diferenças. Se a câmara de 64MP é a mesma, a câmara zoom de 8MP é convencional, oferecendo zoom 3X. Temos ainda uma câmara ultragrande angular de 8MP e uma macro de 2MP.
Huawei Nova SE
Chegamos, então, ao maninho pequeno da família. O Nova 7 SE troca o Kirin 985 pelo 820, ainda assim um excelente processador, e mantém as opções de memória dos seus mais potentes companheiros.
O ecrã de 6.5 polegadas FHD é agora um IPS e apresenta um recorte para uma câmara de 16MP. Atrás, o Nova 7 SE apresenta uma câmara de 64MP, uma câmara ultragrande angular de 8MP e uma câmara macro de 2MP. A última câmara de 2MP pretende obter recolha de dados de profundidade para efeito bokeh.
Tal como nos restantes Nova 7, o Nova 7 SE mantém a bateria de 4000mAh com carregamento rápido de 40W para uma autonomia muito interessante.
É muito possível que estes equipamentos não cheguem a Portugal, pelo menos com este nome, mas o rebranding será mais do que certo. Os preços deverão ser muito atraentes, com o Nova SE a começar perto dos €300 à taxa de atualização