Admitamos que “o mais poderoso de sempre” é talvez a frase mais comum quando um smartphone ou computador vê a chegada de uma nova geração. É expectável, mas neste caso não é um cliché, pois a Microsoft está a anunciar uma performance 50% superior à geração Surface Book 2.
E, com uma autonomia de até 17.5 horas, a combinação quase mítica de desempenho, versatilidade e portabilidade encontra-se intacta. Isto torna o Surface Book 3 ideal quer para profissionais e developers, ou mesmo para aficionados de gaming, com a configuração máxima do Surface Book 3 a inclui um Intel Core i7 de 10ª geração e uma NVIDIA GeForce GTX 1660 Ti na versão com ecrã de 15 polegadas, ficando a versão de 13.5 polegadas com uma GeForce GTX 1650, qualquer uma com capacidade para usarmos o Surface Book no Xbox Game Pass, com jogos a correr a 1080p e 60fps, um resultado muito bom. Entretanto, a versão mais básica de 13.5 polegadas incluirá um Intel Core i5 com GPU Iris Plus.
Qualquer um dos ecrãs de 13.5 ou 15 polegadas é amovível e inclui suporte para stylus.
Mas, o Surface Book é hoje em dia um equipamento muito comum entre profissionais, de developers a engenheiros de software, ou profissionais da imagem e multimédia. É para esses que a nova geração Surface Book introduz uma novidade de monta: uma opção com uma NVIDIA Quadro RTX 3000. A Quadro RTX 3000 é uma gráfica com arquitectura Turing e baseada no chip TU106 da GeForce RTX 2070, com 1920 shaders e 70 TGP (W) na versão Max-Q que suspeito ser a versão presente no Surface Book 3, atendendo à sua grande autonomia e portabilidade.
Um detalhe extremamente importante é que para todos este poder de processamento, a Microsoft agora equipa o Surface Book 3 com um carregador de 127W no modelo de 15 polegadas, o que elimina o tema do Surface 2 perder carga por o carregador não acompanhar o consumo durante as tarefas de processamento mais exigentes durante jogos. As necessidades energéticas variam conforme o modelo, claro, por isso o Surface 3 mais contido também recebe um carregador de 65W.
Quanto à memória, contamos com até 32GB e RAM e armazenamento em SSD, efetivamente do modelo mais rápido que a Microsoft algum dia disponibilizou, um M.2 2280 de 1 ou 2TB, o que facilitará enormemente as tarefas de compilação e outras.
A par com o Surface Book 3, a Microsoft anunciou a Surface Dock 2. Por €299.99, esta doca oferece carregamento rápido e quatro portas USB-C, além de suporte para dois monitores externos a 60Hz via DisplayPort. A combinação de Microsoft Surface 3 com Surface Dock 2 cria um verdadeiro escritório polivalente e repleto de capacidades.
O PVP do Surface Book 3 começa nos 1849€ e estará disponível a partir do dia 5 de Junho na Microsoft Store, lojas de retalho especializadas e canal de revendedores profissionais.