É a próxima grande quimera do design dos smartphones: a câmara sob o ecrã, que eliminará a necessidade de câmaras pop-up, notch ou perfurações. A primeira a chegar ao mercado, da Visionox, já começou o seu fabrico.
O início do fabrico em série desta câmara é um marco histórico numa evolução que pode ser rastreada até ao primeiro iPhone, quando o ecrã se tornou algo muito mais importante do que um mero acessório. Ao longo da última década, o caminho foi feito em direção a manter este ecrã cada vez maior, mais limpo, mais desimpedido, o que contrasta com a presença de todo o tipo de sensores na sua superfície.
O caminho tem sido certamente longo, com os primeiros protótipos visto já em Junho de 2019, vindos da Xiaomi e Oppo, e uma certeza permanece: as primeiras câmaras a chegar ao mercado com esta tecnologia, quiçá já este ano, irão comprometer em qualidade.
InV See: o futuro das câmaras selfie?
InV See parece ser o nome da câmara da Visionox. Do que se sabe, deverá combinar um sensor fotográfico com um painel OLED que pode ficar transparente (ou quase), de forma a deixar passar a luz para o sensor fotográfico.
Este OLED será colocado no painel na forma de um ecrã secundário, sendo o desafio manter este ecrã com as mesmas especificações do painel principal para não criar uma “quebra” na resolução, contraste ou luminosidade que traia a existência deste ecrã.