Com o lançamento da família Galaxy Note20 a aproximar-se (está marcado para o próximo dia 5 de Agosto), mais e mais detalhes têm surgido sobre estes equipamentos tipicamente de gama alta. Mas, nos mais recentes detalhes filtrados, parece que a Samsung poderá estar a reposicionar o Note20 base para um segmento mais acessível e com maior apelo de massas. Porquê? Continuem a ler.
Os Samsung Galaxy Note são dispositivos carregados de funcionalidades e com preços a condizer, mantendo-se longe das posses de muitos utilizadores. Compreende-se: são dispositivos pensados para poucos compromissos e exigência máxima. Mas, de forma muito bem-vinda, no início deste ano, a Samsung revelou o Samsung Galaxy Note10 Lite, um equipamento mais económico que manteve a S Pen tão querida pelos fãs da marca.
Portanto, este ano a Samsung poderá reposicionar o Samsung Galaxy Note20 mais em linha com a postura do Note10 Lite, isto a acreditar nas mais recentes informações que apontam um ecrã plano de 6.7 polegadas com taxa de atualização de 60Hz e – surpreendam-se – uma moldura de metal, mas uma traseira de plástico!
Há algum problema com isto? Francamente, podia estar para aqui a esbracejar e praguejar, mas se o objetivo da Samsung for cortar alguns Euros ao Note20, tornando-o mais acessível, consigo compreender perfeitamente a postura. O ecrã plano será muito bem-vindo para quem realmente usa o Note para produtividade, já que a S Pen terá mais área de utilização do que num painel curvo, enquanto o painel de plástico não afeta em nada a durabilidade do terminal, pode torná-lo mais leve até, e o único problema será a perceção de que a construção não é premium.
Apesar de tudo, isto não impede o Note20 de ter carregamento sem fios e certificação IP68, pelo que se manterá um terminal muito robusto.
No lado das câmaras, esperava-se que o Note20 herdasse as câmaras prodigiosas do S20 Ultra, mas não será assim. Uma câmara principal de 12MP f/1-8 terá de fazer a festa, acompanhada de uma ultragrande angular e de uma câmara zoom 3X de 64MP que poderá gerar zoom híbrido de 30x. A câmara selfie será de 10MP. Vistas assim as coisas, é um setup bastante gama média, não crêem?
Parece que na Europa, o Note20 será munido do Exynos 990 com uma bateria de 4300mAh com meia carga em 30 minutos, além de 8GB de RAM e 256GB de armazenamento interno expansível. Duas versões serão oferecidas, com e sem 5G. A S Pen terá uma latência de 26ms.
Um último detalhe é que o dispositivo estará otimizado para utilizar o Project xCloud da Microsoft e o Xbox Game Pass.
Bom, eu sou um fã do Galaxy Note10 Lite, por isso não posso realmente criticar este Note20. Parece estar aqui pensado para ser muito mais acessível ao público em geral, numa altura em que o teletrabalho aumentou em muitos a necessidade de dispor de melhores ferramentas de trabalho, enquanto nem todos têm obviamente o orçamento para um Note. Vejamos o que a Samsung tem à nossa espera.