Após alguns dias de teasers, a Redmi anunciou finalmente o refrescado Redmi Note 8 refrescado para 2021, trazendo consigo um novo processador, na forma do Mediatek Helio G85, mas não muito mais.
O Redmi Note 8 é um caso de sucesso da Xiaomi: desde 2019 foram vendidas 25 milhões de unidades deste smartphone muito equilibrado e que foi bem recebido, tanto pela crítica, quanto pelo mercado. A questão é que, passado mais de um ano após o seu lançamento, provavelmente já não haverá muitos Snapdragon 665 no mercado para continuarem a alimentar este nível de vendas.
A Redmi pensou então em atualizar o seu Note 8 para 2021, dando-lhe o Mediatek Helio G85, um processador que tem alguns predicados de gaming em orçamentos contidos, mas que traz um certo downgrade ao só permitir gravação de vídeo FHD, em vez de 4K. Se bem que não deva existir assim tanta gente a querer gravar 4K num smartphone barato. Do lado das opções de memória, temos apenas 4GB de RAM com 64 ou 128GB de armazenamento interno expansível.
Ao contrário do que eu próprio pensei, o carregamento rápido não subiu para os 22.5W. A bateria de 4000mAh continua a carregar a 18W, mas desta feira há um carregador de 22.5W na caixa, útil para outros smartphones. Portanto, o Redmi Note 8 2021 é fundamentalmente o mesmo smartphone, com um ecrã de 6.3″ FHD e uma câmara selfie de 13MP num notch em gota de água. Até o Gorilla Glass 5 se mantém.
Entretanto, temos uma câmara principal de 48MP, uma ultragrande angular de 8MP e duas câmaras de 2MP, uma das quais para macro.
O Redmi Note 8 2021 chega já com Android 11 sob MIUI 12.5 e estará disponível em Neptune Blue, Moonlight White e Space Black, curiosamente menos duas cores que o original.