Para muitos trabalhadores, a pandemia trouxe alterações aos seus modos e hábitos de trabalho, com o futuro a ditar para muitos um novo modo de trabalho híbrido entre o escritório e o lar. Muitos destes trabalhadores não são peritos informáticos e muitas empresas carecem de departamentos informáticos capazes de transformações tecnológicas pesadas. Por isso a Lenovo quer apostar na transformação digital de forma a facilitar a vida a todos: empresas, trabalhadores, departamentos IT. Quer fazê-lo através de novos equipamentos funcionais, simples e acessíveis, onde se destacam os novos Chromebooks IdeaPad 5i ChromeBook e IdeaPad Flex 5i Chromebook.
Com um ecrã de 14″, o IdeaPad 5i Chromebook junta a facilidade de utilização e o ecossistema do Chrome OS a um equipamento bem desenhado, com rebordos pequenos em torno do ecrã IPS e altifalantes estéreo para facilitar aulas à distância. Porque o IdeaPad 5i é sim vocacionado para estudantes e utilizadores casuais para quem a facilidade de utilização é tudo.
Notem que os altifalantes têm afinação Waves MaxxAudio, o que significa uma aposta em qualidade de áudio superior, um ponto tantas vezes negligenciado.
Do ponto de vista do processamento, os novos IdeaPad 5i Chromebook oferecem algum coice, apontando aos que não deixam de precisar de alguma capacidade de encaixe. Mobilizam por isso processadores Intel Core de última geração, até um Core i5 1135G7 com um máximo de 8GB de RAM e 512GB de armazenamento interno. Os processadores de última geração têm vantagens para lá do processamento. Eles incluem a mais recente Wi-Fi 6 que assegura melhor qualidade de conexões, mesmo em redes saturadas, e permitem por isso mais estabilidade em videoconferência e trabalho remoto.
O Lenovo IdeaPad 5i Chromebook tem ainda alguns detalhes interessantes, como uma luz LED frontal que muda de cor para nos ajudar a perceber quanta bateria temos de sobra, por exemplo quando utilizamos aplicações de ecrã inteiro e os ícones não estão imediatamente visíveis. A câmara frontal tem também uma tampa mecânica para maior privacidade e há ainda a opção por um teclado iluminado.
Falando em bateria, a Lenovo está a mencionar uma autonomia até 10 horas, o que é bastante interessante.
Com essencialmente o mesmo hardware, mas um ecrã mais pequeno de 13.3″ e obviamente a possibilidade de o abrir a 180º para maior polivalência, a Lenovo também introduziu o IdeaPad Flex 5i Chromebook.
Este modelo tem alguns trunfos na mão, nomeadamente um ecrã OLED opcional para quem quiser tirar partido do seu potencial multimédia que junta dois altifalantes estéreo Waves MaxxAudio. Uma caneta ativa é também um equipamento opcional.
Para aumentar a flexibilidade de ambos os equipamentos, montando um escritório em qualquer lugar, a Lenovo apresentou igualmente o monitor portátil Lenovo L15 USB-C Mobile Monitor.
Este oferece 15.6″ FHD e pode ser ligado via USB-C tanto aos Chromebook, quanto a um smartphone. É fácil de transportar e pode ser colocado tanto em modo paisagem, quanto em modo retrato.
Quanto aos preços e disponibilidade, o IdeaPad 5i Chromebook estará disponível em Julho com preços a partir dos €399, enquanto o IdeaPad Flex 5i Chromebook chega já em Junho pelo mesmo preço. Juntar-lhe o Lenovo L15 Mobile Monitor acrescentará apenas €229, mas terão de esperar por Setembro.