Com a maioria dos aspiradores, pode ser uma maçada ter que pegar nele do seu cantinho de arrumo para aspirar um pequeno derrame ou a areia que ficou no chão depois de mudarmos as caixas dos gatos. Os mini aspiradores não são uma solução porque pequenos demais, e os aspiradores tradicionais não são atraentes porque demasiado grandes. Pode um aspirador ter o tamanho certo para as pequenas aspirações rápidas? Pode um aspirador combater a preguiça de o agarrar para uma emergência? Em Dezembro de 2018 Sir James Dyson fez o primeiro esboço do que viria a ser o Dyson Omni-Glide e uma equipa de mais de 200 engenheiros dedicou-se à missão de trazer paras as nossas casas um aspirador que não é definitivamente como os outros, mas chega com uma interessante mistura de genética Dyson e ideias arrojadas.
A agilidade dos aspiradores é uma consideração importante para todos, particularmente em locais apertados que tradicionalmente acumulam detritos porque a dificuldade de acesso no desencoraja a lá ir mais frequentemente.
A Dyson revolucionou o mercado dos aspiradores com os seus aspiradores sem fios, e tem-se destacado quanto a mim com a agilidade das suas cabeças de aspiração. Ainda assim, é preciso virar para um lado, para o outro, e encetar aquele vaivém para a frente e para trás para agarrar melhor os detritos no chão. Na generalidade, os aspiradores têm ainda a particularidade de aspirarem mesmo melhor nos movimentos de avanço que nos de recuo, o que não será o mais útil em algumas situações, levando a mais torcidas, viragens e movimentos.
Entra aqui a engenhosa cabeça de 360º, a grande novidade do Omni-Glide, que introduz duas escovas fluffy contra-rotativas, significando que a aspiração tem igual eficácia nos movimentos de avanço ou de recuo, ou mesmo de lado para lado. Fora estas escovas, esta cabeça esconde uma quantidade impressionante de engenharia muito bem pensada.
Assim, a primeira coisa que esperamos quando começamos a aspirar é que, apesar da qualidade de sucção, algumas partículas disparem em todas as direções. Quando as duas fluffy começam a girar, nada disso acontece. Isto porque incluem uma fila adicional composta de cerdas de fibra de carbono que diminuem a eletricidade estática responsável que se vai acumulando com a fricção das escovas no chão e que é responsável por repelir partículas carregadas para longe.
Quatro pequenas rodas 360º permitem movimentar a cabeça de aspiração transversalmente e facilitam a sua própria rotação a 360º, enquanto a cabeça de encaixe é capaz de se dobrar 180º para a frente ou para trás, num desempenho digno de campeão de limbo. Uma inovação final é que com um simples clique é possível soltar as escovas para as lavar na máquina da roupa.
Mini Dyson, super agilidade
O Dyson Omni-glide é em todos os aspetos um Dyson, incluindo o potente motor Hyperdymium com 105000rpm, mas num pacote incrivelmente compacto onde nenhum milímetro é desperdiçado. A marca trabalhou mesmo arduamente para miniaturizar a placa de circuitos do motor para manter a potência num tamanho tão compacto. Os oito pequenos cones mantém todas as vantagens da circulação de ar ciclónica capaz de exercer 98000G sobre as partículas, para um poder de aspiração muito relevante. São fundamentalmente os únicos relevos que encontramos neste aspirador feito para economizar área e mais facilmente se entranhar nos espaços mais apertados dos nossos apartamentos citadinos.
Com as peças e encaixes justos e sólidos, os engenheiros da Dyson criaram um aspirador compacto e incrivelmente equilibrado. Com apenas 1.8Kg, este é o primeiro Dyson sem um gatilho, optando antes por um simples botão on/off e um segundo interruptor para aumentar a potência. Estão ambos localizados num punho longitudinal que permite utilizar este aspirador paralelo ao chão, debaixo de móveis e espaços apertados, manuseando-o com a ponta dos dedos, em posições onde será extremamente prático não termos que manter um dedo no gatilho. É no interior deste punho que encontramos também a bateria amovível com autonomia de 20 minutos, concentrando o centro de gravidade junto ao pulso para um manuseio muito mais ágil e confortável.
O Dyson Omni-Glide movimenta-se com a facilidade de uma bailarina, girando sob a ponta dos dedos nos seus 360º com uma facilidade difícil de descrever. Dá para perceber que será um aspirador muito atraente para os mais velhos, poupando os pulsos e as articulações.
A agilidade está também presente na manutenção. Com um simples clique, os componentes soltam-se e encaixam-se, e o depósito liberta-se para se esvaziar. Tal como noutros modelos, uma patilha permite soltar o depósito por completo para limpeza mais profunda.
Aspirar, mas com gozo
O maior problema de qualquer aspirador é mesmo a vontade de o ir buscar por um pequeno acidente em vez de começar num lado e acabar na outra extremidade da casa. Com o Dyson Omni-Glide, a Dyson livra-se da nossa inércia e má vontade. O Omni-Glide foi feito precisamente para as aspirações rápidas de emergência e para chegar onde os aspiradores tradicionais não chegam, permitindo-nos navegar com uma agilidade quase inacreditável pelas aspiradelas de 5 minutos que nunca queremos realmente levar a cabo.
O Omni-Glide, com o seu tamanho compacto e leveza, parece-nos um equipamento soberbo para aspirar rapidamente sofás e prateleiras, ou mesmo o automóvel, onde o seu pequeno diâmetro é uma vantagem para chegar mais longe. Como é usual, o Omni-Glide chega com um conjunto completo de acessórios para se adequar a cada tarefa, incluindo uma peça mista com tubo fino e escova posicionável, e uma pequena boca para aspirar prateleiras e outras superfícies.
O Dyson Omni-Glide está já disponível em Portugal através de Dyson.pt por €399.