No seu novo esquema de batismo de chips, a Qualcomm lançou Snapdragon 8 Gen1, e oficializou agora o Snapdragon 8cx Gen 3, que, com duas letrinhas apenas nos indica que este chip é destinado a computadores Windows on ARM. É de facto o primeiro processador fabricado em 5nm para computadores.
Fora a sua grande autonomia, ainda há muito que o Windows ARM prometeu e ainda não entregou, mas a Qualcomm diz-nos que o Snapdragon 8cx Gen3 oferecerá 85% de performance extra sobre o Gen2, o que é perto do dobro, com muitas vantagens para estes portáteis que sofrem com a emulação. Ao nível da inteligência artificial, o Snapdragon 8cx Gen3 triplica a capacidade do antecessor, para 39 TOPS, o que será vantajoso para tirar partido das novas funcionalidades de cancelamento de ruído por IA, nesta nova era de reuniões à distância.
O que é porreiro é que a Qualcomm disponibilizará o Snapdragon 8cx Gen3 com três opções de modems 5G à medida da gama de cada portátil e de cada marca.
No entanto, a Qualcomm não revelou qualquer detalhe quanto ao hardware a bordo, pelo que passamos então ao segundo chip para portáteis revelado pela marca. O Snapdragon 7c+ Gen3 tem um nome igualmente confuso introduz uma litografia de 6nm e promete obviamente um incremento substancial de potência sobre o seu antecessor, nomeadamente 70% ao nível da GPU e 60% da CPU.
Destinado a computadores de gama de entrada, a capacidade IA fica-se por uma NPU de 6.5 TOPS, mas pelo menos passamos a ter tecnologia 5G com um modem X53 capaz de 3.7Gbps.
Podemos esperar os primeiros portáteis com estes chips já na primeira metade de 2022.