O painel de convidados contou com a presença de Gillian Tans, presidente e CEO da booking.com, terceira maior empresa de e-commerce no mundo e em expansão para África e Índia, José Neves, fundador e CEO da Farfetch, empresa de comércio online de produtos de luxo, Nicolas Brusson cofundador e CEO da BlaBlaCar e Carlos Moedas, comissário europeu em investigação, ciência e inovação.

Numa primeira abordagem foi esclarecida a diferença entre o cenário tecnológico europeu e o americano, sendo que o primeiro, dado o facto de contar com diferentes países e diferentes culturas, produz empresas que abordam o mercado de maneiras distintas, garantindo uma maior diversidade no mercado em comparação com o americano.

Particularmente, o CEO José Neves afirmou que, garantidamente, não teria o sucesso que teve na Europa (Reino Unido, França, Bélgica, entre outros), caso tivesse iniciado a sua ideia nos Estados Unidos.

Nicolas Brusson disse estar muito feliz com o seu negócio, o conceito é muito simples e pretende garantir a redução de custos em viagens, através da partilha dos mesmos, entre pessoas. Este conceito foi muito bem recebido em países como o Reino Unido e apesar das manifestações em Madrid contra a empresa, Nicolas diz que este foi o primeiro obstáculo (“bump on the road”) até à data.

Confrontados com a questão do brexit, José Neves e Gillian Tans mostraram-se, até certo ponto, preocupados. Gillian disse que a booking.com conta com um grande número de funcionários ingleses, tanto em Inglaterra como na Holanda, e como tal terão algum trabalho pela frente, para assegurar que o mercado global que detêm seja mantido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui