O Oppo Find X3 Pro era um excelente smartphone com câmaras ambiciosas, incluindo uma microscópica revolucionária, mas para o Find X5 Pro a qualidade fotográfica é para ser levada a outro nível com uma ambição maior a todos os níveis. O novo smartphone integra o novo MariSilicon NPU e o branding da Hasselblad.

Fotografia levada (ainda mais) a sério

À primeira vista, o Oppo Find X5 Pro herda as câmaras iMX766 do Oppo Find X4 Pro, só que para lá da superfície há mudanças muito sérias que irão alterar a forma como estes sensores podem “ver” o mundo.

A mais óbvia mudança é o branding da Hasselblad, e este não vem sem consequências. Não é apenas um nome. Para acomodar o novo modo de calibração de cor natural da Hasselblad, a Oppo substituiu o sensor de cor de 5 canais do X3 por um sensor muito mais avançado com 13 canais que permitirá calibrar com muito mais detalhe a cor a reproduzir com base na luz ambiente.

Introduzido também foi um novo sistema de estabilização ótica de imagem para a câmara principal que será capaz de estabilizar tanto em modo de fotografia, quanto em modo de vídeo. Ao mesmo tempo, são introduzidas novas proteções de vidro para as câmaras para aumentar a nitidez e reduzir aberrações cromáticas.

Por último e talvez mais importante, o Oppo Find X5 Pro introduz o potente MariSilicon X, que introduz capacidades novas e potentes para melhorar a qualidade fotográfica do smartphone, apostando na inteligência artificial para reduzir o ruído das imagens, principalmente à noite, onde promete obter imagens muito mais claras em situações de luminosidade mínima, além de também autorizar captura de vídeo HDR de 20 bits.

Portanto, a teleobjetiva mantém-se a mesma unidade de 13MP com zoom ótico 2X e zoom híbrido de 5X, enquanto a câmara frontal é o novo sensor Sony IMX709 RGBW que promete dar um salto geracional em termos de sensibilidade à luz e redução de ruído, também potenciado pelas capacidades do MariSilicon X.

Um belo ecrã apara as nossas fotografias

Se as câmaras prometem ser excecionais, a Oppo não nos nega um ecrã capaz de as mostrar ao seu melhor nível. O Oppo Find X5 Pro recorre ao melhor possível, com um AMOLED de 6.7″ com resolução QHD+ 3216 x 1440. O painel LTPO apresenta cor de 10 bits, espaço de cor DCI-P3 e uma taxa de atualização variável entre 1 e 120Hz.

A Oppo oferece um total de 8129 níveis de brilho, o que permite ao ecrã adaptar-se de forma muito mais suave às condições luminosas, sem saltos abruptos de luminosidade e, obviamente, contribuindo para uma melhor gestão da bateria. Altifalantes estéreo vão depois contribuir para uma muito melhor experiência multimédia.

O melhor processador do mercado

Ao passarmos para o interior do Oppo Find X5 Pro, continuamos a encontrar o melhor que o mercado tem para oferecer, nomeadamente o processador Snapdragon 8 Gen 1, munido de 12GB de RAM e 256GB de armazenamento interno, numa configuração única.

A Oppo oferece-lhe a autonomia de uma bateria de 5000mAh com carregamento de 80W SuperVOOC e 50W AirVOOC, significando que é possível carregar 50% da bateria em 12 minutos com fios. E se o carregamento ultra-rápido pode degradar a bateria, a Oppo aposta no Health Engine, e indica-nos que são necessários 1600 ciclos de carregamento até baixar a sua capacidade para os 80%, sensivelmente o dobro da durabilidade de uma bateria típica. Uma folha de grafite ajuda o carregamento a aquecer menos, o que contribui para uma menor degradação da bateria, e a utilização de um corpo de cerâmica não é alheio a esta melhoria, graças à sua condutividade térmica.

Bonito e resistente

O Oppo Find X5 Pro recorre a um impecável painel traseiro de cerâmica, em vez do vidro da geração anterior. O design é inconfundível mais uma vez, com o módulo fotográfico algo assimétrico a mesclar-se com as laterais com curvaturas suaves e elegantes, e este acabamento em cerâmico será muito mais resistente a riscos. Com o Snapdragon a ser já conhecido por aquecer, a cerâmica poderá ser muito útil na hora de controlar ainda melhor a temperatura.

Adicionalmente, a Oppo coloca neste corpo um painel de vidro Gorilla Glass Victus para proteger o ecrã e uma certificação IP68 que o protege contra salpicos e poeira.

O OPPO Find X5 Pro 5G irá estar disponível no dia 21 de março com PVP de 1.299€ nas cores branco cerâmico e preto esmalte e, se pensarmos bem na era que vivemos, este preço está muito em linha com um smartphone destas capacidades.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui