Pro, Ultra, Plus. Está a ser cada vez mais difícil acompanhar os superlativos que as marcas encontram para distinguir os melhores entre os melhores e a Honor acabou de lançar mais um termo para cima da mesa: Ultimate. E de todos os termos possíveis, Ultimate é provavelmente aquele que mais quer olhar com desprezo para todos os outros, e mostra a ambição que a marca tem para esta sua nova versão do seu já muito bem-querido Honor Magic4.
Uma câmara para todas as outras envergonhar
Muito do Honor Magic4 Ultimate pode já ser encontrado no Magic4, então onde melhorar um smartphone já fantástico? Bom, indo até novas fronteiras técnicas e rejeitando ficar circunscrito ao caminho fácil. É assim que a Honor decidiu colocar dentro do Ultimate um novo sensor fotográfico de 1.12 polegadas, com resolução de 50MP, oferecendo pixéis “gigantes” de 1.4 micrómetros, por comparação aos mais típicos pixéis de 1 micrómetro.
Com estas dimensões, o sensor é praticamente do tamanho de um sensor numa câmara compacta e promete por isso muito mais qualidade e detalhe. E é assim que o Honor Magic4 Ultimate supera desde logo a melhor qualidade fotográfica dos equipamentos testados pelo DXOMark, destronando o Huawei P50 Pro.
Um sensor sozinho não faz tudo e a Honor criou um novo desenho de lentes 8P mais nítidas tanto ao centro, quanto nas margens.
A acompanhar este novo extraordinário sensor existe um novo sensor ultragrande angular de 64MP e uma câmara de espectro alargado, que se junta à já conhecida câmara tele de 64MP com distância focal de 90mm e a um sensor 8×8 ToF para registar temperatura de cor cintilações de iluminação artificial.
À frente, encontramos uma câmara de 12MP com um sensor ToF.
A Honor estreia-se nos ISP
Os processadores de sinal de imagem são tão fundamentais para os smartphones modernos quanto os próprios sensores e a Honor quis tirar o máximo partido das novas câmaras do Honor Magic4 Ultimate com o seu primeiro ISP custom, uma potente unidade capaz de 28.8 TOPS com eficiência energética de 13.4 TOPS/W.
A capacidade de processamento acrescido beneficia acima de tudo o vídeo que pode ser capturado a 4K e 60p em 10 bits.
A genética do Magic4 Pro
Com esta aposta muito séria na fotografia de elevada qualidade, a Honor percebeu que o restante do Honor Magic4 Pro era suficientemente atraente para não ser mexido e, por isso, o Ultimate mantém o essencial das suas características técnicas.
Assim, partilham o mesmo ecrã OLED LTPO de 6.81 polegadas com taxa de atualização variável entre 1 e 120Hz, com o Snapdragon 8 Gen 1 a responsabilizar-se pela performance deste terminal, acompanhado de 12GB de RAM e 512GB de armazenamento interno.
A bateria de serviço oferece uma capacidade de 4600mAh com carregamento de 100W com fios ou 50W sem fios, aqui onde o Pro carrega sem fios a 100W.
Para já, o Honor Magic4 Ultimate estará disponível apenas na China, sem data ainda confirmada e por um preço de cerca de €1100. Resta saber se os Magic4 e Magic4 Pro chegarão ao mercado internacional e quando.