80% de capacidade após dois anos parece uma meta bastante razoável nos dias que correm, quando falamos de baterias de smartphones, mas este valor pode ser atingido com carregamento lento, enquanto as marcas que defendem os carregamentos super rápidos procuram maneiras de não comprometer a longevidade das baterias. Como proponente do carregamento rápido, a Oppo tem sido pioneira em capacidades de carregamento cada vez mais rápidas, anunciando uma futura tecnologia de 240W, enquanto o próximo passo evolutivo será a SuperVOOC de 150W. Entretanto, Find X5 Pro utiliza um carregamento muito rápido de 80W. A questão é como impede a Oppo a degradação das baterias.
Ninguém tem, neste momento, dúvidas de que o carregamento rápido de uma bateria tem todo o potencial para degradar a sua capacidade de forma acelerada, o que leva a que muitas marcas deixem de lado os carregamentos mais rápidos, em prol de baterias de maior capacidade e longevidade. Pelo menos no papel, porque na prática se a Oppo conseguir garantir uma degradação de apenas 20% em 1600 ciclos para uma bateria como a unidade de 5000mAh do Oppo Find X5 Pro, então estamos a falar de valores realmente impressionantes.
O que é um ciclo de carregamento?
Desde que existem smartphones que se levanta a discussão sobre se deveremos carregar a bateria até aos 100% e quando deveremos voltar a carregá-la. O consenso é que drenar por completo a bateria e levá-la até aos 100% de cada vez é prejudicial, e será preferível ligarmos à corrente abaixo dos 20%.
Mas, para efeitos de teste e durabilidade, a Oppo define 1600 ciclos como o carregamento da bateria dos 0 aos 100%, drenando-a novamente até aos 0% para a voltar a carregar e é precisamente aqui que podemos ter garantias que a Oppo testou a sua promessa em condições extremas que não recomendamos a ninguém.
Não é só a bateria que conta
Para o carregamento rápido, a bateria é apenas um elemento entre muitos. Tecnologias como a SuperVOOC da Oppo contam com chips especializados e tecnologias de controlo de carga e temperatura, para garantirem um fluxo de corrente estável e otimizado para a bateria. Quanto mais corrente é aplicada, mais a bateria aquece e quanto mais aquece, menos eficiente é o carregamento e mais a bateria incorre em riscos de danos a curto prazo.
A Oppo precisa, por isso, de equilibrar a velocidade de carregamento, com a gestão da temperatura e ainda garantir que tal ocorre com o máximo de segurança. São estes fatores conjugados que fazem com que o valor absoluto de carga não se expresse simplesmente nos números no papel, como vimos recentemente quando o carregamento mais rápido de outra marca se revelou praticamente idêntico em performance a um carregamento substancialmente mais lento.
A Oppo introduziu então o Battery Health Engine, um software de gestão da bateria e do carregamento rápido que equilibra a necessidade de um carregamento rápido com a necessidade de manter a máxima durabilidade possível da bateria. No caso do Oppo Find X5 Pro, por exemplo, contamos com SuperVOOC de 80W, capaz de carregar a sua bateria de forma muito rápida: 50% carrega em 12 minutos, o que é todo um game changer. No entanto, graças ao Battery Health Engine, a Oppo diz-nos que a bateria perderá apenas 20% da capacidade em 1600 ciclos, ou três anos de carregamentos duas vezes por dia, um cenário perfeitamente extremo.
O Battery Health Engine recorre a um algoritmo que monitoriza em tempo real o potencial elétrico nos elétrodos negativos da bateria e modula a corrente aplicada, minimizando o lítio “morto”, pequenas ilhas de lítio inativo que não conseguem voltar para os elétrodos e deixam de contribuir para a capacidade elétrica da bateria. Isto porque, no limite, carregar e descarregar uma bateria é na sua expressão mais simples, a viagem de iões de lítio entre os elétrodos positivos e negativos, mas corrente aplicada em excesso pode originar estes iões presos.
Ao mesmo tempo, a Oppo melhorou a fórmula do eletrólito utilizado, de forma a fornecer à bateria uma funcionalidade de auto-reparação ao longo dos ciclos de carregamento que protege os elétrodos contra degradação com cada ciclo.
Num comparativo mostrado pela Oppo, conseguimos ver como o Health Engine permite aumentar a durabilidade da bateria, quando comparado com um Flash Charge tradicional. Neste último caso, ao fim de 800 ciclos de carregamento, a bateria já só tem 80% da sua capacidade.
Com estas tecnologias implementadas, smartphones como o Oppo Find X5 Pro podem finalmente oferecer todas as vantagens dos carregamentos ultra-rápidos sem corrermos riscos de vermos a capacidade da nossa bateria degradada ao fim de um ano de serviço. Battery Health Engine e Smart Battery Health Algorithm são compromissos da Oppo com inovação segura e de valor acrescentado.