Um portátil de ecrã inteiro que se dobra sobre si para se fechar e alternar entre um grande portátil de 17″ ou um de 12″ quando se dobra: pode ser ainda uma ideia da ficção-científica para muitos, mas para alguns é uma realidade. Na IFA de Berlim, a Asus revelou finalmente o seu Zenbook 17 Fold OLED, um revolucionário portátil flexível que muda de forma e se adapta a todas as ocasiões.
Central a este equipamento é, obviamente, o grande ecrã OLED de 17″ que inclui um suporte incluído para o utilizarmos simplesmente como um monitor portátil para emparelhar com o teclado magnético que o acompanha. Ou podemos usá-lo como tablet. Ou podemos dobrar o ecrã e colocar sobre uma das metades o teclado, para uma utilização como portátil tradicional.
Ou ainda, podemos colocar um teclado virtual no próprio ecrã! Caso optem pelo teclado magnético, quando fechamos Zenbook, podemos armazenar o teclado entre as duas metades, uma ideia muito prática. A ter muito em consideração é a sua certificação MIL-STD 810H, oferecendo garantias adicionais de durabilidade.
Quanto ao hardware, o Zenbook 17 Fold não coloca todos os ovos no cesto do seu ecrã flexível. No interior encontramos um Intel Core i7-1250U com gráfica Iris Xe, 16GB de RAM e 1TB de armazenamento. Por outras palavras um setup usual num ultraportátil executivo, com capacidade suficiente para ser uma atraente proposta para produtivos à procura de uma solução all-in-one.
A autonomia não será um problema. A bateria de 75Whr chega com autonomia de mais de 10 horas e um carregador de 65W.
Poderemos literalmente consumir multimédia, organizar apresentações, produzir conteúdos e utilizar este portátil de inúmeras formas nas mais importantes ocasiões. O seu potencial é, obviamente, enorme. Traz agarrado a si um preço condizente: €3999, valor que dará tonturas a muitos, mas para um conjunto de eleitos prontos para pagar por algo único e de grande potencial, este preço poderá valer a pena.