Talvez a invenção do Pai Natal seja a mentira mais desnecessária que contamos para a alegria das crianças. Essa figura mágica que nos entrega prendas, até ao dia em que percebemos que o verdadeiro Pai Natal esteve sempre à nossa frente: pais e avós que deram o seu melhor sem esperar nada em troca, que se sacrificaram para que nós não tivéssemos de o fazer. Esses foram os nossos verdadeiros pais natal, e passamos pelos anos a vê-los envelhecer, as suas forças a faltarem enquanto nós chegávamos à flor da idade. São esses que tanto amamos que, na reta final da vida, precisarão de nós e de atenção especial, e a merecerão inteiramente.

A notícia do lançamento do SPC Zeus 4G Pro chegou quando a perda dos meus avós ainda estava fresca em mim e numa altura em que os meus pais começam a envelhecer. Nos anos 90 o meu pai comprou um dos primeiros telemóveis do mercado, um equipamento básico e caríssimo, que necessitava de um pack de baterias de vários quilos para se manter a funcionar. Daí para a frente o gosto pelos telemóveis foi ficando e viria a ser passado para mim. Isso foi há quase 30 anos, e por isso chegamos hoje a uma geração já envelhecida que passou pelos primeiros telemóveis, pelos primeiros smartphones, e hoje já tem necessidades mais específicas.

Necessidades essas que são muito pouco atendidas pelo mercado, para não dizer perfeitamente negligenciadas. Os smartphones tornaram-se equipamentos ágeis e delicados que se prestam pouco a uma utilização simplificada por parte dos mais idosos capazes de se perderem rapidamente no emaranhado de opções, ou com uma motricidade já em decadência e menos adaptada a interfaces táteis e sensíveis. A maioria dos telemóveis disponíveis para utilizadores acima dos 70 anos é basicamente isso: telemóvel. Básicos à exaustão, sem grandes funcionalidades e – curiosamente – confusos. Os smartphones propriamente ditos são uma raridade e é aí que entra o SPC Zeus 4G Pro, um smartphone cheio de boas ideias para os mais velhos. Porque o Pai Natal também envelhece e um dia temos nós de lhe dar prendas.

Características principais

  • Processador e memória: MediaTek Helio A22, 3GB de RAM, 32GB de armazenamento interno
  • Display: LCD de 5.5″ HD
  • Fotografia: 13MP e 5MP frontal
  • Conectividade: LTE, Bluetooth 5.0
  • Bateria: 2400mAh
  • Dimensões: 158 x 73 x 9.8 mm, 154.5g

Receita clássica para os problemas de hoje

O SPC Zeus 4G Pro tem um design que posso dizer retro. Os mais velhos têm pouca utilidade para os ecrãs de rebordos finos e beneficiarão bem mais de uma boa superfície para agarrar o telemóvel com dedos menos sensíveis e ágeis. Então, em vez de reinventar a roda, a SPC voltou ao passado dos primeiros smartphones, e recuperou as teclas físicas na base do ecrã, onde são facilmente acessíveis e oferecem um clique satisfatório para sabermos que o nosso input resultou.

Tais teclas, com uma dedicada a voltar ao ecrã principal, as outras para as chamadas, invocam-me obviamente os meus antigos Samsung Wave, Nokia 7650, ou equipamentos ainda mais antigos, da Sharp, Nokia, Siemens. Parece-me algo interessante que este Zeus volte a colocar nas mãos daqueles que viveram estes clássicos na sua juventude, a facilidade de utilização de teclas físicas. As teclas são fáceis de encontrar por salientes e têm um pressionar muito leve para mãos que possam já fraquejar.

Na parte posterior do telemóvel, formando um conjunto com a câmara principal, encontramos um botão S.O.S., enquanto a lateral tem uma tecla específica para ligar a lanterna incluída no topo do Zeus. Este é um toque excecional, já que não será sempre prático para os mais velhos terem de navegar em menus até encontrarem uma forma de ligar um flash. Com uma lanterna dedicada, o SPC Zeus 4G Pro oferece uma solução muito mais prática e funcional. Ligar e desligar. Fácil.

O SPC Zeus 4G Pro inclui um botão dedicado para a lanterna.

No entanto, exteriormente, aquela que será a mais importante adaptação para os mais velhos será a inclusão de uma base de carregamento que substitui a simples porta USB e cabo. Com esta base é simplesmente mais fácil colocar o telemóvel a carregar sem termos que superar os desafios de mãos trémulas a tentar encaixar um fino fio numa porta estreita e pequena. Os ímanes disponíveis nos equipamentos permitem ao telemóvel simplesmente cair na posição correta, eliminando as inúmeras situações que todos conhecemos de telemóveis sem bateria porque os nossos velhotes não conseguiram acertar com a conexão. Ainda assim, há uma bem-vinda porta USB-C porque não andaremos sempre com a base no bolso.

Na continuidade da filosofia de que a importância está nos detalhes, a porta USB-C tem vantagens óbvias para os mais velhos, com a sua simetria.

A base substitui-se ao cabo USB incluído, quando as mãos começam a já não conseguir manusear cabos finos com facilidade.
Via USB-C ou através da base, com dois conectores especiais, carregar o SPC é fácil

Um smartphone bem pensado para os mais velhos

Já o disse e repito: os telemóveis para os mais velhos são frequentemente básicos e confusos. A ideia que temos é que muitos não prestam muita atenção aos seus telemóveis e por isso não lhes oferecemos nada de extraordinário. A SPC, por outro lado, é conhecida pelos seus smartphones, tablets e eReaders económicos, equipamentos básicos e acessíveis. Surpreende-me, por isso, o que consegue colocar a bordo do SPC Zeus 4G Pro, já que houve aqui claramente um cuidado extra e pensamento muito estruturado sobre as necessidades dos mais velhos.

O software está muito bem adaptado aos mais velhos com problemas de visão, fazendo-se a navegação com ícones grandes e com as ações mais frequentes disponíveis ao primeiro toque, nomeadamente acesso à rede ou contactos. Claro que com o Android 11 a bordo, a SPC não deixou de fora uma utilização mais padronizada do sistema operativo para todos os que ainda não sentem a necessidade de recorrer ao modo simples de navegação.

Porque os idosos não têm apenas problemas de visão, mas de audição também, é frequente não ouvirem um telefonema importante, preocupando toda a família. Para corrigir esse tema, o SPC Zeus 4G Pro inclui uma implementação que aumenta o volume do toque quando o mesmo contacto telefona duas ou mais vezes!

O SPC Zeus 4G Pro também recupera o rádio FM que desapareceu de muitos equipamentos, mas ainda mais importante é a possibilidade de configurar à distância do SPC Zeus 4G Pro. Via Smart Help, temos algumas ideias muito interessantes, como o envio de alertas para um contacto favorito, caso o utilizador deixe a bateria baixar dos 15% ou não esteja a atender chamadas. Ao mesmo tempo, podemos usar simples SMS para alterar definições no Zeus:

  • *SOS#1# – Ativa o SOS
  • *SOS#0# – Desativa o SOS
  • *SOS#2#1#1111111111 – configura o primeiro número SOS
  • *SOS#2#2#2222222222 – configura o segundo número SOS
  • *SOS#2#3#3333333333 – configura o terceiro número SOS
  • *SOS#3#1# – apaga o primeiro número SOS
  • *SOS#3#2# – apaga o segundo número SOS
  • *SOS#3#3# – apaga o terceiro número SOS
  • *VOL#MAX – coloca o volume de toque no máximo

Voltemos um pouco ao botão de S.O.S. na face traseira. Este botão configurável tem uma sobrecarga de facilidades de ajuda para quando alguém está necessitado de socorro que mais do que justificam a aposta no telemóvel: pressionar este botão longamente envia sms e dados de geolocalização para os contactos selecionados e tenta iniciar chamadas automaticamente, repetindo as tentativas até que alguém atenda. Finalmente, também emite um alerta sonoro para que quem esteja nas redondezas saiba que alguém precisa de ajuda.

O útil e bem pensado botão SOS para uma emergência que pode salvar vidas

Desempenho adequado e pacote completo

O SPC Zeus 4G Pro chega-nos com Android 11 a correr num MediaTek Helio A22, 3GB de RAM e 32GB de armazenamento interno. O desempenho está longe de ser desportivo, mas esse é apenas um detalhe para o seu público-alvo que dificilmente terá preocupações com jogar um qualquer Asphalt.

A longevidade que este setup modesto confere à pequena bateria de 2400mAh, perfeitamente capaz de aguentar o dia todo com o tipo de utilização esporádica que é esperada, será com certeza muito mais importante que uma postura de cavalo de corrida.

É preciso dizer que muitas vezes, quando compramos um telemóvel para os mais velhos, o que falta em falta ficará. Na embalagem, a SPC inclui fundamentalmente tudo o que precisaremos para este telemóvel, incluindo uma capa protetora, auriculares, carregador, cabo e ainda a base carregadora.

Um smartphone perfeito para o Pai Natal

Porquê? Perguntam.

Nesta altura do ano andamos sempre algo confusos com as prendas a dar aos mais velhos. Inevitavelmente vamos para boinas, cachecóis, objetos que os aqueçam e protejam. Mas estarmos sempre em contacto com os nossos anciãos é fundamental e poucos telemóveis o permitem tão bem quanto o SPC Zeus 4G Pro.

Como um smartphone globalmente falando, este poderia passar despercebido. Todavia, sob a capa, e olhando para o seu público-alvo, o SPC Zeus 4G Pro é verdadeiramente um triunfo, extremamente bem pensado para as necessidades específicas dos mais velhos, do seu exterior altamente funcional ao software carregado de implementações próprias para as dificuldades dos mais velhos. Deste ponto de vista, o SPC Zeus 4G Pro será dos melhores – se não o melhor – smartphone disponível no mercado para um público cujas necessidades próprias são, na maioria, ignoradas. Convém não esquecer que os mais velhos de hoje não são os mais velhos de há 30 anos, que poderiam aceitar telemóveis sem funcionalidades de maior.

Estamos a entrar numa década em que aqueles que hoje em dia começam a ter problemas de visão ou motricidade, passaram por smartphones de última geração, pela Google e pelos seus serviços. Não são pessoas que devam contentar-se subitamente com um telemóvel de utilidade mínima, nem devemos tratá-los como tal. É fantástico que a SPC tenha percebido isso e tratado o problema com grande respeito, dedicação e inteligência, sem fazer subir o preço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui