Eis, enfim, o momento por que todos esperávamos, com a revelação completa das especificações técnicas do próximo flagship da Xiaomi, o Xiaomi Mi 6, e o melhor é que o Snapdragon 835 está confirmado.
Até agora subsistiam ainda dúvidas quanto ao processador com que o Xiaomi Mi 6 viria equipado, face aos atrasos do Snapdragon 835 e indisponibilidade do processador que está reservado para o Samsung Galaxy S8 durante a sua produção inicial. Mas se o site /leaks está correcto (e geralmente está), tanto o Xiaomi Mi 6 quanto o Xiaomi Mi 6 Plus receberão o processador de topo da Qualcomm. A versão com o Snapdragon 821 de que se chegou a falar parece, assim, não existir.
A diferença entre ambos os modelos é que o Xiaomi Mi 6 Plus terá 6GB de RAM a bordo, enquanto a versão base terá opções entre 4GB e 6GB de RAM. Em ambos os casos, as memórias utilizadas serão do tipo UFS 2.0, com o Xiaomi Mi 6 Plus a chegar em opções de 64GB e 128GB, enquanto o Xiaomi Mi 6 terá disponível uma versão base com 32GB.
A mais recente fuga de informação confirma também as diferentes dimensões dos ecrãs de ambas as versões, com ambas a possuírem resolução FHD, se bem que o ecrã do Xiaomi Mi 6 Plus seja substancialmente maior, com 5.7 polegadas, face às 5.15 do Xiaomi Mi 6.
A abordagem fotográfica é – surpreendentemente – muito diferente entre ambos os dispositivos: enquanto o Xiaomi Mi 6 chega com uma potente câmara com sensor Sony IMX400 de 19MP, o Xiaomi Mi 6 Plus aposta numa câmara principal dupla com dois sensores Sony IMX362 de 12MP. Se bem que este é o sensor utilizado no Moto G5, o sensor IMX400 parece-nos substancialmente mais interessante. Este é, afinal, o sensor que a Sony integrou nos recentes Sony Xperia XZ Premium e Xperia XZs e que se destaca pela capacidade de vídeo em câmara lenta a 960fps.
Chegados agora às baterias, não é que o Xiaomi Mi 6 não seja bastante generoso com os seus 3200mAh, mas o Xiaomi Mi 6 Plus é soberbo, com 4500mAh.
Portanto, até agora vimos diversas imagens de um Xiaomi Mi 6 com câmaras duplas e parece que esse dispositivo é o Xiaomi Mi 6 Plus. Será talvez uma surpresa que não encontremos ambos os dispositivos com câmaras duplas, mas mais surpreendente é que a Xiaomi optou por lançar o Mi 6 com a o Android Marshmallow. Se querem o Nougat, terão mesmo de ir para o Mi 6 Plus, onde ganham uma câmara extra, mas perdem em resolução.
Por confirmar agora ficam apenas a construção de ambos os dispositivos e as características específicas dos ecrãs, não sendo patente destas especificações técnicas se estamos perante ecrãs LCD ou OLED, além de que – talvez mais importante – não sabemos igualmente que tipo de rebordos veremos.
Mas contamos muito em breve ter acesso ao design completo deste muito aguardado flagship da Xiaomi.