De uma só vez a Oppo apresentou dois novos smartphones dobráveis e o destaque é que pelo menos um será lançado globalmente. O Oppo Find N original, não chegou a desembarcar na Europa, mas o Oppo Find N2 Flip será sim disponibilizado a nível global, enquanto o Oppo Find N2 ficará para já no limbo.
Oppo Find N2: o mais fino foldable do mundo?
Para o novo Find N2, a Oppo introduziu um corpo no geral mais esguio. A corrida em direção aos equipamentos delgados é fundamental para o sucesso dos dobráveis e o Oppo Find N2 sobe a parada, e baixa a espessura. O telemóvel pesa 233g e tem agora apenas 14,6mm de espessura quando dobrado. São menos 42g por comparação ao Oppo Find N e em boa parte por causa da nova Flexion Hinge, uma dobradiça avançada de “apenas” 100 peças, menos 36 que no Opppo Find N.
A dobradiça utiliza alguma engenharia de ponta para resistir a 400.000 atuações e conseguir diminuir o vinco em 67% para uma experiência de visualização mais pura e sem distrações. Falamos aqui de um painel flexível de iguais dimensões ao do Find N original, uma unidade de 7.1” com taxa de atualização dinâmica entre 1 e 120Hz. Entretanto o ecrã externo oferece a mesma taxa de utilização máxima, coom dimensões de 5.54″, e ambos têm HDR10 e uma nova camada antirreflexo para manterem um máximo de legibilidade em qualquer condição.
No exterior, o design mantém-se muito semelhante ao do Oppo Find N original e voltamos a ter um setup de 3 câmaras, mas muito melhorado. Desta feita com uma unidade principal Sony IMX890 de 50MP com OIS, acompanhada de uma ultragrande angular de 48MP e uma câmara zoom de 32MP onde o original oferecia 16MP e 13MP, respetivamente.
Finalmente, há duas câmaras de 32MP, uma em cada ecrã, para que possamos fazer videochamadas ou tirar selfies com uma ou com outra. As câmaras têm a chancela da Hasselblad e a presença do chip MariSilicon X promete elevada performance em todas as condições, enquanto não faltam modos de disparo e ajustes refinados pela Hasselblad, como a Hasselblad Natural Color e o modo Xpan que capta imagens em 65:24.
Chegados ao interior, o Oppo Find N2 recorre a um Snapdragon 8+ Gen 1, uma opção peculiar quando assistimos já ao lançamento de equipamentos com o Snapdragon 8 Gen 2, mas também compreensível, olhando para o tempo de desenvolvimento de um foldable. O processador terá ao seu dispor um máximo de 16GB de RAM e até 512GB de armazenamento UFS 3.1.
A bateria é idêntica à do Find N em capacidade, 4,520mAh, não dispõe de carregamento wireless, mas o carregamento com fios é agora de 67W.
Oppo Find N2 Flip
Não há um formato foldable universal, como sabemos. Dobradiça horizontal ou vertical? Para quem quer uma dobradiça horizontal para um ecrã alto, a Oppo lançou o seu primeiro smartphone neste formato: o Oppo Find N2 Flip.
Este equipamento oferece um ecrã interno de 6.8″ do tipo LTPO com taxa de atualização dinâmica entre 1 e 120Hz. O ecrã é de elevada qualidade, com HDR10+ e suporte para cobertura de 97% do espaço de cor DCI-P3.
Por diversas razões, o Oppo Find N2 Flip parece ter uma postura acessível, procurando oferecer um equipamento foldable a preço muito razoável. Notamos isso numa aposta de hardware de maior contenção: o processador a bordo é o MediaTek Dimensity 9000+ e o departamento fotográfico conta com uma câmara principal de 50MP com um sensor IMX890, acompanhada de uma câmara ultragrande angular de 8MP, e apenas uma câmara de 32MP no ecrã interno.
Falando em ecrãs, um grande destaque no Oppo Find N2 Flip é o seu ecrã externo relativamente volumoso, com 3.62″ e resolução 382×720. Entretanto, a bateria conta com 4300mAh, o que a torna extremamente generosa para um equipamento deste género, e conta com um carregamento de 44W.
Ao contrário do Oppo Find N2, que deverá estar para já apenas disponível na China, Oppo Find N2 Flip estará disponível a nível global, embora os preços ainda estejam por confirmar.