Chama-se Dimensity 7200 e é o primeiro processador na nova família Dimensity 7000, colocando-se como uma alternativa de alto desempenho para os smartphones de gama média, com excelente custo-benefício e logo abaixo dos Dimensity 8000. Entre os seus argumentos está um muito eficiente fabrico em litografia de 4nm de segunda geração, uma característica que partilha com chips de gama alta como o Dimensity 9200 e um foco muito forte em fotografia e gaming.
Estamos perante um processador octa-core com dois Cortex-A710 a 2.8GHz como núcleos de desempenho e um total de seis Cortex-A510 como núcleos económicos. Não há luxos como núcleos prime, e a gráfica de serviço é a Arm Mali-G610 MC4 GPU. Apesar de uma unidade de processamento relativamente mediana, o Dimensity 7200 parece focado em trazer funcionalidades adicionais e serviços para a gama média e inclui um chip APU 650 de aprendizagem automática.
Assim, além do suporte para ecrãs FHD+ com taxa de atualização de 144Hz, o MediaTek Dimensity 7200 inclui variable rate shading por inteligência artificial, uma funcionalidade mais consentânea com equipamentos de gama alta, e que veremos como se comporta neste segmento.
Do lado da fotografia, a MediaTek investiu em redução de ruído com compensação de movimento, vídeo 4K HDR, captura de vídeo em dois sensores em simultâneo e autofoco em todos os pixéis. Do lado da conectividade, este chip é 5G mas sem mmWave para já e inclui WiFi 6E.
Os primeiros smartphones com o MediaTek Dimensity 7200 chegam ainda no primeiro trimestre de 2023.