No que diz respeito a relógios, só há um formato realmente em uníssono com o universo: o circular. Mas, se algum relógio me convencesse do contrário, poderia bem ser o Oppo Watch 4 Pro, anunciado hoje a par com o Watch SE. O Watch 4 Pro tem linhas fluídas para um rectângulo, com uma suave curvatura do ecrã que lhe dá outra dinâmica, e o acabamento em metal natural é impecável.
A bordo encontramos um Snapdragon W5+ com 2GB de RAM e 32GB de armazenamento interno, pelo que a instalação de aplicações diretamente na memória do relógio não será um problema. A bateria de 570mAh será boa para 2.5 dias de utilização intensa (i.e. tirando proveito de funcionalidades como o eSIM 4G a bordo ou GPS), mas 5 dias de utilização normal e há um modo light que estende a autonomia até várias semanas.
Para a monitorização de saúde, o Oppo Watch 4 Pro inclui sensores avançados que podem fazer um diagnóstico rápido em sete vertentes, com destaque para eletrocardiograma, ritmo cardíaco, envelhecimento vascular, qualidade do sono e stresse, mas pode ainda detetar fibrilhação arterial e elasticidade vascular. De particular interessa para mim e muitos outros diabéticos, o Oppo Watch 4 Pro inclui monitorização da glicemia em tempo real!
Mais contido, o Watch SE tem uma vibe mais Apple watch com o seu retângulo de bordos arredondados e ecrã plano. É um watch mais básico com o seu Snapdragon Wear Wear 4100, 8GB de armazenamento e 1GB de RAM. A bateria mais pequena, de 400mAh, tem autonomia até 3 dias (10 dias no modo light) e o maior destaque pode bem ser a presença do eSIM que permite navegação e telefonia 4G.
Finalmente, não tem os sensores avançados do Watch 4 Pro, mas ainda monitoriza o ritmo cardíaco e tem proteção até 5 atmosferas para poder ser usado enquanto nadamos.
Portanto, não temos ainda datas e preços para o mercado Europeu para estes relógios, estando o Watch 4 Pro particularmente bem posicionado para ser um sucesso, combinando design impecável com sensores avançados.