ChatGPT, IA generativa, entre outros termos, são para muitos Portugueses meros chavões descontextualizados. Porquanto muitos já conheçam o tema por fora, com uma visão de pássaro distante, a esses e potencialmente muitos outros, ainda escapa a total dimensão do que é a inteligência artificial e a forma como vai mudar o nosso trabalho, a nossa forma de estar, criar, produzir. A inteligência artificial não substituirá humanos, mas os humanos que sabem usá-la a seu favor substituirão os que não sabem. É neste contexto de extrema importância que chega a Portugal, em parceria com a Microsoft, a escola digital Founderz, com um curso totalmente online em inteligência artificial.

É um curso completo, rico, e 100% online, facilitando que profissionais no ativo e estudantes possam acompanhar os conteúdos de forma mais conveniente, adquirindo competências de machine learning, prompt engineering e utilização no geral de ferramentas de inteligência artificial, com um foco no mundo empresarial. O programa tem flexibilidade de horários e desenrola-se num campus virtual onde a interação pedagógica entre alunos será fundamental, pois 75% do curso será fora da sala de aula.

A Inteligência Artificial e as plataformas de programação low-code/no-code registaram um crescimento sem precedentes nos últimos anos, segundo a Gartner, até 2024, as ferramentas low-code ou no-code permitirão que 80% dos produtos e serviços digitais sejam criados por pessoas que não sabem programar”, explica Pau Garcia-Milà, CEO da Founderz. Acreditamos que devem existir opções educativas para aceder a uma formação de qualidade nestes domínios, e nada melhor do que colaborar com a Microsoft, uma referência clara no sector, que marca o ritmo da inovação, que é cada vez mais rápido”.

O curso tem a duração de três meses e, após a sua conclusão, os formandos receberão uma certificação Founderz e tornar-se-ão elegíveis para uma certificação Microsoft PL-900, que pode ser obtida através de um exame final específico, validando as suas competências na Microsoft Power Platform.

A emergência da inteligência artificial é mais conhecida por aplicações como a ChatGPT, mais recentemente o potente Bing AI, mas promete revolucionar o mundo empresarial através da agilização de processos de negócio através de plataformas low-code/no-code que permitem a criação e gestão de soluções de resolução de tarefas complexas por parte de utilizadores não técnicos, em vertentes que de outra forma usualmente obrigariam à utilização de técnicos especializados.

“Vivemos um momento paradigmático marcado por um ritmo de inovação sem precedentes. A produção de informação ultrapassa a própria capacidade de a acompanhar. As pessoas estão disponíveis para aproveitar todo o potencial da Inteligência Artificial, uma tecnologia que é tão poderosa como empoderadora. Mas é preciso fazê-lo de forma responsável, e é por isso essencial apostar na literacia digital e na promoção de competências digitais nesta nova Era. A Microsoft tem vindo a contribuir continuamente para a aceleração da transformação digital e para promover o incremento de competências digitais nas nossas populações. Temos, enquanto organização, objetivos ambiciosos de skilling em AI, e esta colaboração é mais um passo nesse sentido. Todos os esforços são poucos para aprofundar ainda mais a implementação de uma IA generativa eticamente responsável”, refere Manuel Dias, Diretor Nacional de Tecnologia da Microsoft Portugal.

A Founderz é já uma instituição conceituada e transformadora, com mais de 5000 alunos só em Espanha, presença em 20 países e 200 empresas em processo de capacitar as suas equipas para a utilização da IA através dos seus serviços, a chegada do nome a Portugal, com o seu inovador processo educativo é um verdadeiro potenciador de transformação empresarial. Conheça mais detalhes aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui