A CIPA (Associação de Produtos de Câmeras e Imagem do Japão) divulgou o seu relatório completo de 2023, analisando os gastos e o envio de câmeras digitais em todo o mundo, o que oferece uma leitura muito interessante que pode sugerir o futuro do mercado de câmeras digitais.
O relatório da associação da indústria japonesa analisa os dados de vendas de câmeras digitais por fabricantes japoneses em todo o mercado global, levando em conta todas as câmeras digitais, incluindo as melhores câmeras mirrorless, câmeras DSLR e câmeras compactas.
Ao examinar o relatório da CIPA, o primeiro ponto de interesse notável é que o valor global do envio de câmeras digitais em 2023 aumentou 5% em relação a 2022, o terceiro ano consecutivo de aumento positivo.
O gasto total equivaleu a 714,3 mil milhões de ienes, o equivalente a pouco menos de 5 mil milhões de dólares ou apenas 4 mil milhões de euros. O aumento no total de gastos não significa necessariamente um grande volume de unidades vendidas, já que o preço médio por unidade também aumentou para um novo recorde de 90.000 ienes (615 dólares / 481 euros).
As câmeras mirrorless continuam a impulsionar o crescimento do mercado, representando 80% do mercado total, ampliando ainda mais a lacuna entre câmeras mirrorless e DSLR. O número de unidades enviadas aumentou 19% para 4,83 milhões, com as vendas totais combinadas saltando 11% para 580,4 mil milhões de ienes (3.9 mil milhões de dólares / 3,6 mil milhões de euros).
Os dados também mostram um aumento de 9% no valor das câmeras compactas de lente fixa que foram exportadas, isto apesar de uma queda acentuada no número real. A câmera compacta premium de lente fixa é a escolhida por muitos fotógrafos, oferecendo uma câmera portátil menor que ainda assim possui uma qualidade de imagem soberba.
Onde os dados começam a ficar realmente interessantes e podem ter um efeito muito significativo no mundo da fotografia é como o gasto total é dividido por regiões. A China teve o maior aumento, uns impressionantes 25%, para 179,9 mil milhões de ienes (1,25 mil milhões de dólares / 1 mil milhões de euros). Sabemos há algum tempo que a China é um mercado em crescimento, mas os dados coletados em 2023 mostram com foi esse aumento – enorme!
O mercado chinês favorece a compra a empresas chinesas, e seus fabricantes de lentes e câmeras têm aumentado a qualidade e avançado a tecnologia. Apesar disso, as importações do Japão aumentaram drasticamente.
O Japão é outra região que mostra um aumento nas vendas de 4%, enquanto a Europa e os Estados Unidos mostram uma diminuição de 7% e 1%, respectivamente. Enquanto o mercado oriental continua a crescer exponencialmente, o mercado ocidental na Europa e nos EUA estagna.
Foi relatado que os consumidores chineses estão a comprar câmeras mais acessíveis e câmeras de vlog, então será interessante ver como os fabricantes reagem a esta procura de uma parte (agora) muito grande do mercado. Veremos mais câmeras mirrorless de nível de entrada? Talvez mais variações de câmeras de lente fixa? Ou câmeras com recursos aprimorados para vlogging? O tempo dirá, mas prevê-se uma mudança iminente em linha com essa crescente influência chinesa.