A Google tem prometido e cumprido com as suas feature drops mensais, trazendo co uma interessante cadência novas funcionalidades para os seus smartphones pixel. A partir de hoje a Feature Drop de Junho traz algumas novidades muito interessantes, a começar pelo Gemini Nano, mas também a localização do telemóvel sem bateria. As novidades não se ficam pelos telemóveis Pixel, mas abrangem todo o ecossistema Pixel.
Vamos começar pelos Pixel 8 e 8a. Como prometido no lançamento do Google Pixel 8a, este telemóvel recebe também o potente modelo de inteligência artificial Gamini Nano, a par com o Pixel 8, e podemos fazê-lo como opção para programadores.
Novidade de monta, e que há muito se impunha, é a possibilidade de transmitir para um ecrã externo via USB-C. Atualmente podemos obviamente transmitir filmes e séries para televisores inteligentes, mas a possibilidade de ligar o Google a um monitor via USB-C é de enorme potencial. Pixel 8 Pro, Pixel 8 e Pixel 8a são os três privilegiados com esta funcionalidade.
Quem perde o telemóvel passa a poder localizá-lo mesmo sem bateria, e a investigação de chamadas de números misteriosos torna-se muito mais fácil, porque passa a ser possível pesquisar o chamador diretamente da app de chamadas, em vez de termos de copiar o número para o browser.
Finalmente, ao nível da câmara, podemos agora escolher com que lente queremos tirar uma fotografia, e a câmara em si tornou-se mais inteligente, reconhecendo automaticamente quando é o melhor momento para capturar um retrato quando a cara foca e está a sorrir.
Passando para o Pixel Watch 2, este recebe a Deteção de Acidentes de Carro. Mesmo que não tenhamos o telemóvel connosco, ou este fique obviamente danificado num acidente grave, o próprio Pixel Watch 2 pode verificar se estamos bem e se não estivermos responsivos inicia a ligação para os serviços de emergência e notifica os contactos de emergência que programarmos no telemóvel, com localização em tempo real. Ainda ao nível dos acidentes, a deteção de quedas agora consegue também detetar melhor as quedas de bicicletas.
O Pixel Watch também ganha um acesso facilitado aos dispositivos inteligentes, graças à reformulação da app Google Home agora acessível no Wear OS, onde podemos ajustar a intensidade das nossas luzes, ajustar as temperaturas dos aquecedores, velocidades das ventoinhas ou dos estores.
Ainda no domínio das casas inteligentes, chegamos ao Pixel Tablet que ganha em funcionalidades em modo hub, como ver quem nos toca à campainha e iniciar com ele uma conversação ou enviar resposta rápida. A reformulação da Google Home inclui agora os Favoritos Google Home para podermos aceder mais rapidamente aos nossos dispositivos favoritos.
Para mais detalhes: Google Portugal Blog: Feature Drop de Junho: novas funcionalidades e melhorias no portfolio Pixel (googleblog.com)