O Google já está a denunciar notícias falsas, mas sabe que nem sempre é suficiente. As pessoas precisam de reconhecer o que é falso. Para isso, o YouTube acaba de lançar um programa Internet Citizens que vai ensinar os adolescentes do Reino Unido a detectar notícias falsas através de workshops. Os encontros de um dia irão incentivar os adolescentes a verificarem factos, a escapar de “bolhas sociais”, a lidar com o discurso do ódio de forma responsável e a usarem ferramentas de relatório. O YouTube iniciou o programa em Liverpool no dia 21 de Abril, mas planeia fazer o mesmo com jovens de outras cidades do Reino Unido nos próximos meses.
Os workshops são dados por veteranos criadores do YouTube que se concentram na cultura, diversidade e educação dos jovens.
O gigante de streaming de vídeo certamente não está à espera para eliminar a propagação de notícias falsas entre os adolescentes apenas executando um eventos. Em vez disso, este faz parte de uma estratégia maior, é uma tentativa de incentivar tanto criadores e fãs interessados a agir. Esta é, sem dúvida, uma tentativa de corrigir as coisas depois do modo restrito do YouTube censurar inadvertidamente material LGBTQ +. A mudança teoricamente mostra que o YouTube está interessado em promover vídeos de uma ampla gama de pessoas e que quer lutar contra o ódio online sempre que possível.