Para qualquer marca que deseje crescer num mercado, a sua presença e disponibilidade em todos os canais é fundamental, para mais facilmente chegar aos seus utilizadores. A Huawei, que já tem uma posição bem sólida em Portugal, tinha extraordinariamente uma lacuna que é agora ultrapassada: a marca já tem, finalmente, uma loja online.
Do comunicado de imprensa:
A Huawei Consumer Business Portugal reforça a sua presença no mercado nacional com a abertura da loja online e o objetivo de expansão das suas lojas físicas até ao final do ano. O anúncio da abertura da nova loja online acontece, no mesmo dia em que a Huawei Experience Store, situada no Centro Comercial Colombo, em Lisboa, reabre as portas após o 2º confinamento geral devido à pandemia da Covid-19.
A loja online Huawei, disponível para compras entre o final deste mês e o início do mês de Maio, será um espaço virtual onde os consumidores podem adquirir produtos Huawei, usufruir de benefícios – como a entrega da encomenda sem custos, dispositivos com preços especiais, campanhas exclusivas e bundles de dispositivos – e ainda ficar a conhecer em primeira-mão alguns dos novos dispositivos Huawei.
“A Huawei continua a priorizar a segurança e o bem-estar dos seus consumidores. Sabemos o quão importante é proporcionar-lhes serviços que respondam de forma segura e eficaz às suas necessidades. Todo o País, e cada um de nós em concreto, está a viver uma situação excecional, que nos coloca diversos desafios, quer profissionais, quer pessoais. O primeiro dever é protegermo-nos uns aos outros, uma vez que a atual situação assim o obriga, exigindo um esforço coletivo para enfrentar esta pandemia. Por esta razão, a Huawei irá continuar o seu compromisso de criar cada vez mais soluções que proporcionem aos seus consumidores mais e melhores alternativas, ao mesmo tempo que os mantém em segurança”, disse Ana Lorena, Head of Marketing e Comunicação da Huawei Consumo em Portugal.
Nova loja online Huawei
Com a abertura da nova loja online em Portugal, a Huawei Consumer Business dá mais um passo na estratégia de retalho da marca no mercado nacional. Segundo as previsões da Huawei, a loja online deverá representar 20% do total de vendas anual da marca em Portugal.
“Para uma marca como a Huawei faz todo o sentido estarmos também presente com um canal de vendas online, uma vez que é mais uma forma de estarmos próximo dos nossos consumidores, conhecer as suas necessidades e responder às suas questões. Este era um projeto que fazia parte da nossa estratégia já há algum tempo mas só agora, com a aceleração da transformação digital em todo o mundo e o incremento do e-commerce, consideramos ser o momento certo para o lançar”, refere Ana Lorena.
Como consequência do atual contexto pandémico, a população portuguesa é cada vez mais digital. Em 2019, ¾ da população portuguesa utilizava a internet, um número que disparou para 81% da população devido ao impacto da Covid-19, que obrigou os portugueses a ficar em casa e a encerrar a maior parte das lojas físicas. As conclusões são do estudo “Economia e Sociedade Digital em Portugal 2020”, realizado pela ACEPI em conjunto com IDC, que refere que mais de metade dos utilizadores de internet (51%) em Portugal fez compras online durante o ano passado e que quase metade dos que compram online procuram equipamentos móveis, acessórios (40%) e equipamento informático e tecnológico (47%).
O processo de compra na loja da Huawei será semelhante ao utilizado em todo o e-commerce: o cliente seleciona o produto, efetua o pagamento através de MB Way ou de acordo com a modalidade pretendida e recebe o produto no local de entrega definido, no prazo de 1 a 3 dias úteis. As entregas são gratuitas e destinam-se, para já, a Portugal Continental.
Também as devoluções, a acontecerem, vão ser facilitadas e os clientes terão os normais 14 dias para pedir a recolha do produto na sua morada ou para se deslocar a um dos mais de 700 pontos de recolha do parceiro logístico para deixar o seu produto.
Um outro benefício da loja online da Huawei serão as campanhas exclusivas, que vão permitir aos clientes ganhar prémios ou descontos especiais. Assim, e para assinalar o lançamento da sua loja online em Portugal, a Huawei vai ter uma campanha de pré-lançamento onde os consumidores podem efetuar o registo na nova loja Huawei e ganhar vouchers no valor de até 100€ para efetuar compras na loja online da Huawei, uma oferta surpresa para as primeiras 1.000 compras acima dos 100€ e ainda a possibilidade de ganhar um Huawei Mate Xs com o unboxing mais criativo no passatempo da comunidade do site Huawei. Para ter a oportunidade de ter acesso a estes benefícios basta inscrever-se em: https://consumer.huawei.com/pt/offer/.
Ainda a terminar, mas não menos importante, a Huawei aproveita a abertura da sua loja online para lançar em primeira-mão dois novos produtos no mercado português: o Huawei Watch Fit Elegant e a Huawei Band 6.
Huawei Experience Store – loja do Colombo reabre portas hoje
Seguindo todas as diretrizes da Direção Geral de Saúde (DGS) na terceira fase de desconfinamento, a Huawei Experience Store reabre hoje, no Centro Comercial Colombo (Lisboa), com um horário das 10h às 21h, de segunda a sexta-feira e, das 10h às 13h aos fins de semana e feriados. Com o cumprimento de todas as recomendações impostas pela DGS, os consumidores podem usufruir de um atendimento que respeita as regras de higienização e de distanciamento físico.
Na reabertura da Huawei Experience Store, a Huawei preparou também algumas ofertas surpreendentes para os consumidores que adquirirem smartphones, PC’s, wearables e produtos de áudio da marca na loja.
Contudo, e já com uma loja física – a Huawei Experience Store –, os planos da Huawei incluem a expansão dos espaços comerciais da marca de forma a estar ainda mais perto dos consumidores. Até ao final do ano, a Huawei Consumer Business tem como objetivo definido na estratégia de retalho a abertura de mais 2 espaços físicos, em território nacional.
Huawei: Estratégia Global para a área de Retalho
Desde a abertura da primeira loja Flagship da Huawei, em Shenzhen’s, na China, em 2019, que a estratégia da marca tem sido continuar a desenvolver serviços e modelos de retalho de primeira qualidade para todos os seus consumidores.
O ano de 2020 não foi uma exceção, a Huawei manteve a sua estratégia global e no final do ano, a marca já contava com, aproximadamente, 60.000 lojas em todo o mundo, incluindo mais de 5.000 Experience Stores.
Com base num conceito de loja que pretende criar uma “sala de estar” recheada de inovações tecnológicas, as lojas da Huawei são já uma referência no sector. Dentro das lojas, os consumidores podem relaxar e participar nos cursos gratuitos fornecidos pela Comunidade Huawei, que abrangem áreas como fotografia, videografia, e fitness & saúde e entre outras atividades. Além disso, a Huawei disponibiliza momentos de aprendizagem para ouvir profissionais de vários sectores, incluindo arte e turismo.
Em termos de serviço ao cliente, a Huawei está empenhada em construir e melhorar as capacidades dos seus serviços básicos concentrando-se em três plataformas: serviços offline, online e self-service. Ao longo de 2020, a Huawei proporcionou serviços a mais de 57 milhões de consumidores e recorreu à sua tecnologia de Inteligência Artificial (AI) para ajudá-los na transição para serviços inteligentes, permitindo dar resposta a mais de 25 milhões de pedidos de informação aos consumidores através de robôs.