A Inteligência Artificial não só veio para chegar, como está rapidamente a conquistar fluxos de trabalho e produtividade. Sem ser totalmente visível para o utilizador comum, a inteligência artificial está a potenciar a capacidade das novas gerações de computadores, com serviços e funcionalidades que nos facilitam a vida e a produtividade. É aqui que entra o HP OmniBook X AI PC, uma nova classe de ultraportáteis onde o enorme poder da IA se junta a uma autonomia astronómica de 26 horas.
O HP OmniBook X AI PC foi concebido em torno das enormes capacidades do Snapdragon X Elite e da sua Unidade de Processamento Neural (NPU) dedicada, capaz de 45 triliões de operações por segundo (TOPS) para executar modelos de linguagem e IA generativa localmente no dispositivo. Esta NPU permite a integração do Microsoft CoPilot+, que abre todo um novo mundo de possibilidades com um verdadeiro assistente na ponta dos nossos dedos.
Graças à conectividade por que os Snapdragon são conhecidos, o HP OmniBook X AI PC conta desde logo com Wi-Fi 7 e Bluetooth 5.4, e junta até 32GB de RAM e 2TB SSD ao Snapragon X Elite. Há ainda duas portas USB-C e duas portas USB-A.
Talhado para empresas, o HP OmniBook X AI PC é elegante e institucional, e mobiliza uma bateria de 59Whr com o que a HP está a prometer até 12 horas de reuniões em Teams, uma tarefa que leva três baterias de um portátil empresarial normal.
A par com o HP OmniBook X AI PC, a HP oficializou também uma implementação mais prosumer, na forma do HP EliteBook Ultra, um ultrafino de elegância impressionante, com um ecrã de 14″ 2240×1400 comum com o OmniBook. Os dois computadores são praticamente idênticos no hardware, não tanto no estilo, se bem que o EliteBook Ultra fica com um máximo de 16GB de RAM.
O HP OmniBook X AI estará disponível em Portugal em Agosto e o seu preço será anunciado mais perto da data de disponibilidade.