A LG foi particularmente arrojada durante o MWC ao mostrar o seu LG V50 ThinQ, um dispositivo que oferece a experiência de dois ecrãs numa altura em que os os smartphones verdadeiramente foldable continuam atrasados com problemas de dentição. Falarmos de dois ecrãs coloca, ainda assim, alguns desafios às marcas e a LG anunciou hoje um novo browser que tirará partido desta arquitectura.
O browser chama-se Whale e foi criado em parceria com a NAVER, a fornecedora do principal motor de busca da Coreia do Sul. Baseado no Chromium tal como o Chrome, o browser Whale inclui algo que a NAVER chama de omnitasking, ou a capacidade para desempenhar múltiplas tarefas em simultâneo. A LG dá o exemplo de escolher categorias de compras num ecrã e ver os produtos no outro, o que parece ser apenas a ponta do icebergue.
Pessoalmente, a minha experiência com o LG V50 tem sido fantástica, mas sinto falta deste tipo de funcionalidades que permitam trabalhar na mesma app em ecrãs distintos, executando em cada um acções diferentes. Não se trata de trocar a app de ecrã, ou de ter duas instâncias da app, uma em cada ecrã. É algo mais profundo, precisamente como o que o Whale parece introduzir.
Durante a IFA de Berlim a LG anunciará novos smartphones dobráveis, deixando no ar a dúvida quanto a se serão ecrãs flexíveis, ou novamente a abordagem do LG V50 ThinQ, com dois ecrãs sólidos. Parece-me a melhor opção neste momento, para equilibrar polivalência com durabilidade, por isso vamos ver o que a LG tem na manga.
Primeiras impressões LG V50 ThinQ 5G: dois ecrãs, tantas ideias!