Se já achavam que cada vez menos temos efetivamente uma propriedade, que tal esta: da Austrália chega-nos uma iniciativa da Nura, marca que decidiu lançar um serviço de subscrição para os seus auriculares.
Porque não? O serviço NuraTrue começa nos $5 mensais com $20 iniciais para obtermos uns auriculares TWS, mas podemos ir até aos $10 mensais para uns over ear wireless. Em qualquer um dos casos, quando o utilizador deixar de pagar, os auriculas deixam de funcionar e temos de os devolver à empresa que, provavelmente, volta a colocá-los no mercado.
Em troca, a Nura promete que ao fim de dois anos substitui os equipamentos, mas será isto uma vantagem? A opção mais cara fica por mais de €200 ao fim destes dois anos, o que dá hoje em dia para comprar bons auscultadores com garantia que provavelmente passa por uma substituição também em caso de avaria. E se a meio da subscrição decidirmos não pagar, podemos dizer adeus a mais de €100, sem termos ficado com nada para mostrar o dinheiro que gastamos.
Talvez o pior problema aqui seja que a marca promete que todos os equipamentos têm funcionalidades como cancelamento de ruído, mas na verdade não sabemos grande coisa sobre eles, nem há um branding reconhecido. Se calhar são bons, não vamos questionar isso, mas no mercado não faltam auriculares e auscultadores de preços semelhantes que não vão durar apenas 2 anos.
Mas estes são os tempos em que vivemos, e se quiserem ser roubados mensalmente com mais uma subscrição, porque não?
Por outro lado, se quiserem gastar o mesmo sem compromissos e com qualidade, invistam o vosso dinheiro nuns TCL Move Audio S600 ou uns Oppo Enco X que, pelo mesmo preço, são um excelente negócio e, sabem que mais? Serão vossos.