Como esperado, a ASUS oficializou hoje o ASUS ROG Phone 5 mas, à procura de diversificar os seus utilizadores e oferecer a supremacia no gaming mobile, apresentou na verdade dois modelos extra: o Pro e o Ultimate que oferece uns insuperáveis 18GB de RAM. Mas há mais, tanto mais.

O design foi renovado, se bem que se mantenham os traços gerais dos anteriores ROG Phone, com linhas limpas e práticas. Ainda assim, o painel traseiro é enriquecido por linhas retas entrecortadas, cada detalhe dominado por ângulos energia.

Os três modelos contam com o mesmo processador Snapdragon 888 para garantir a melhor performance do mercado. O processador é apenas uma peça na engrenagem da performance. Com WiFi 6E e Bluetooth 5.2, o ASUS será ao mesmo tempo um smartphone de excelente conectividade para não perdermos uma partida num soluço. Por outro lado, o arrefecimento GameCool 5 apresenta uma melhoria, juntamente com o Armory Crate munido de um novo gestor de desempenho, para uma elevada performance sustentada.

Olhem, é um ecrã… impressionante!?

Os três ROG Phone 5 partilham o mesmo ecrã que, tal como anteriormente avançado, é algo maior do que o do seu antecessor. Com 6.78″, este painel AMOLED é quase quase cómico no quanto consegue oferecer em termos de funcionalidades. Fabricado pela Samsung tem HDR10+, 151% do espaço de cor sRGB e 111% do DCI-P3, e a taxa de atualização máxima é de 144Hz, sem taxa de atualização variável, embora um modo automático alterne entre 144Hz, 120Hz e 60Hz dependendo dos conteúdos.

Agora, se calhar não há realmente necessidade de ir acima dos 144Hz e comprometer noutros pontos. Portanto, os ecrãs escolhidos pela ASUS são particularmente ambiciosos e, além do já mencionado, incluem contraste de 1.000.000:1, 1,200 nits de brilho máximo, latência de toque de 24.3ms, sampling de 300Hz e ainda apresentam um Delta-E <1, o que promete uma representação de cor particularmente fiel.

De nota que o maior aumento do tamanho do ecrã se deu pela redução dos rebordos a toda a volta, portanto este não é exatamente um smartphone grande.

O áudio não ficou de fora, já que os novos ROG Phone integram um Quad DAC ESS Sabre ES9280AC Pro e dois altifalantes frontais com amplificadores Cirrus Logic CS35L45, o que mostra bem as razões pelas quais o ROG Phone 5 está no topo da qualidade de áudio para o DXOMark. Já agora… só naquela: o jack de áudio está de volta, baby!

Joga a noite toda, puto

Os três ROG Phone incluem uma bateria bifurcada de 6000mAh, tecnicamente composta de duas unidades de 3000mAh, com o que é possível carregar este monstro a 65W.

Há outras vantagens, claro, como a possibilidade de colocar a motherboard ao centro, diretamente sob o ponto de encaixe do novo AeroActive Cooler 5 que poderá baixar a temperatura até 15ºC.

Ah, já me esquecia (mas a ASUS não): virá na caixa um carregador de 65W, embora algumas regiões tirem a palhinha mais curta com 30W.

Fotografia com surpresas

Bom, se há um detalhe onde não podemos dizer que o ROG 5 é superlativo, é nas câmaras. Os smartphones de gaming não têm de todo esta vocação e arrisco-me a dizer que os utilizadores potenciais do ROG Phone não quereriam comprometer a performance por fotografia.

Mas a ASUS fez aqui uma grande ginástica e apostou departamento fotográfico muito sólido ainda assim, com uma câmara selfie de 24MP, uma câmara principal de 64MP, uma ultragrande angular de 13MP e uma macro de 5MP. Tudo somado, no papel, o ROG Phone 5 acaba por superar a sua concorrência mais direta do ponto de vista do hardware fotográfico.

ROG Phone 5

Vamos entrar nas diferentes versões do ASUS ROG Phone 5: este modelo conta na verdade com três variantes que se distinguem pela memória e podem ser algo confusas.

Assim, existe uma opção “A” com memórias UFS 3.1 e 12/16GB de RAM e 256GB de armazenamento. Uma opção “B”, com 8/128GB e uma opção “C” disponível em 8/128GB e 12/256GB estão igualmente disponíveis, mas com memórias de tipo diferente.

No exterior, o ASUS ROG Phone 5 pode ser facilmente distinguido por ter um logótipo ROG retroiluminado.

ASUS ROG Phone 5 Pro

O segundo modelo mais ambicioso da família, o ASUS ROG Phone 5 Pro pode distinguir-se facilmente da versão base porque inclui um ecrã tátil RGB P-OLED que mostra grafismos conforme recebamos notificações ou um jogo esteja a decorrer, por isso não há como negar quando forem apanhados.

Em termos de memória, o Pro está disponível apenas numa versão com 16GB de RAM e 512GB de armazenamento interno.

ASUS ROG Phone 5 Ultimate

Bom, este é realmente o rei do alinhamento. Curiosamente, o ecrã tátil na face traseira é apenas monocromático, e mais pequeno que no Pro, mas isso poderá explicar-se pelo facto deste painel traseiro estar equipado com áreas sensíveis ao toque para controlo adicional sobre os jogos. A sério: isto existe e é muito catita.

A outra grande diferença entre o modelo Ultimate e os restantes é que a memória RAM iguala o Nubia Red Magic 6 com 18GB de RAM, além de 512GB de armazenamento interno. Palpita-me que uma opção de 1TB possa surgir algures no horizonte, mas sou só eu.

Acessórios à fartazana

Se há algo que acompanha usualmente um novo ROG Phone 5. Desta vez não foi diferente. A ASUS apresentou o gamepad ROG Kunai 3 com 5 para uma experiência mais perto de uma consola e a capa Lightning Armor que aumenta a proteção do smartphone e ainda lhe dá um look mais bélico.

Contamos ainda com novos auscultadores. Dois modelos na verdade três. Os primeiros são os ROG Cetra II wireless. Contam com cancelamento de ruído e drivers de silicone líquido para graves mais potentes. Os auriculares ROG Cetra II Core utilizam a mesma tecnologia de silicone líquido (LSR) e são obviamente vocacionados para quem quer um áudio de elevada qualidade, sem o “abafado” de um headset a cobrir a totalidade das orelhas. São também um headset com fios que ficará muito bem com o jack de áudio do ROG Phone 5 e com o seu Quad DAC.

Finalmente, os ROG Strix Go BT são também wireless, com possibilidade de conexão com fios. Incluem ruído ativo e AI Mic para melhorar as conversas, fundamental para aquela partida em equipa.

Preço e disponibilidade

Os ASUS ROG Phone 5 estão disponíveis a partir de hoje por um PVP a partir dos €799, o que é francamente competitivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui