O sucesso no mundo dos negócios passa pela visão de mercado e pela correta análise e aproveitamento de todas as oportunidades – as atuais e as futuras. A Inteligência Artificial (IA) é incontornável e os investidores devem estar atentos à mensagem que o mercado de investimento está a transmitir. Qual? A Freedom Finance Europe, corretora online, dá alguns exemplos.
Atualmente os semicondutores estão na base de tudo, e a Nvidia (NVDA) percebe bem isto. Após a publicação do seu relatório trimestral, as suas acções subiram mais de 24%, acrescentando 184 mil milhões de dólares à capitalização da empresa – um dos resultados mais elevados de sempre na história do mercado de acções. Os investidores mostraram-se extremamente positivos em relação às finanças da empresa e, especialmente, em relação às suas perspectivas para o próximo trimestre.
A administração espera receitas na ordem dos 10,8-11,2 mil milhões de dólares, enquanto o consenso é de 7,2 mil milhões de dólares, uma diferença de mais de 50% entre a orientação da própria empresa e as expectativas gerais do mercado.
O principal beneficiário da revolução da IA – o segmento de Data Center – tem sido a razão do crescimento fenomenal do desempenho financeiro da Nvidia. A empresa planeia aumentar significativamente as receitas nesta área no segundo semestre do ano, cumprindo a sua enorme carteira de encomendas, que se prolongará por vários trimestres.
A Nvidia terá de expandir a sua capacidade para responder a esta necessidade e está em conversações com empresas contratadas, incluindo a TSMC. O Director Executivo da Nvidia, Jensen Huang, acredita que, nos próximos 10 anos, todos os centros de dados serão acelerados e que tipos específicos de chips (GPU, CPU, DPU, etc.) serão dedicados a diferentes tipos de tarefas para uma eficiência máxima. Desta forma, a Nvidia prova que o entusiasmo em torno da tecnologia de IA é apoiado por uma enorme quantidade de dinheiro.
A Inteligência Artificial entrou na agenda noticiosa no final do ano passado. Mas a discussão sobre este tema não é o ruído de informação que tem acompanhado algumas acções “meme” de empresas à beira da insolvência ou com um mau modelo de negócio. Além disso, não é apenas a Nvidia que pode beneficiar desta tendência.
Incluímos as seguintes empresas nas nossas principais escolhas de beneficiários:
– A Adobe (ADBE) integra activamente ferramentas de IA em todos os seus produtos, em particular nos de design e gráficos.
– A Advance Micro Devices (AMD) é um dos principais fabricantes mundiais de chips para servidores e DCs, sendo actualmente uma das poucas empresas capazes de competir com a Nvidia no segmento da IA.
– A Amazon (AMZN) utiliza activamente a IA em todos os processos internos e segmentos de negócio. A divisão de nuvem da Amazon está a criar activamente capacidade de servidor para treinar e aplicar modelos de IA. A empresa está também a desenvolver os seus próprios chips para este fim.
– A Broadcom (AVGO) tem uma vasta linha de produtos no segmento dos centros de dados, o que garantirá o seu estatuto de um dos beneficiários do aumento da procura de soluções de IA.
– A Alteryx (AYX) integra a IA nos seus produtos e plataformas de software para ajudar as empresas clientes a gerar, processar e analisar rapidamente grandes quantidades de dados para tomar decisões comerciais informadas.
– A Baidu (BIDU) é uma empresa chinesa de Internet que lançou uma contraparte ChatGPT que já está integrada no seu motor de busca, que é o maior do país.
– A Salesforce (CRM) é um fornecedor líder mundial de sistemas de CRM que desenvolve soluções de IA exclusivas para tornar os seus clientes mais produtivos.
É claro que a lista completa de beneficiários da tendência é mais vasta e vai aumentar ainda mais, uma vez que a tendência da IA está apenas a emergir e veremos muitos desenvolvimentos interessantes no futuro próximo.