Nenhum nome revolucionou tanto o mundo da audição de música como o primeiro Walkman, toda uma explosão sonora que podíamos levar para todo o lado e, bem entrados os anos 90, ter um Walkman ainda era um sonho para jovens amantes de música como eu, juntando-se a semanada até se conseguir comprar um. Hoje em dia, os leitores de música já não são omnipresentes, porque para a maioria de nós os smartphones já chegam. Mas não é assim para os verdadeiros aficionados que não abdicam de hardware aprimorado para preservar a qualidade do áudio e a Sony tem duas novas guloseimas para eles: Signature Series Walkman NW-WM1ZM2 e Walkman NW-WM1AM2.
Forma e função
Os novos Walkman prestam uma homenagem ao revolucionário TPS-L2 de 1979, o primeiro de todos os Walkman, que por então era inacreditavelmente portátil e compacto, na década das boom box gigantes e dos televisores capazes de fazer buracos no chão se os deixássemos cair. Quarenta anos depois, os dois modelos agora revelados continuam a tradição de oferecer excelentes prestações musicais e experiências imersivas para os verdadeiros aficionados do áudio.
São equipamentos de uma beleza industrial inegável, mas o design e os materiais têm tanta forma quanto função, e o NW-WM1ZM2 chega com um chassis de cobre sem oxigénio (OFC) banhado a ouro com 99% de pureza, oferecendo massa digital mais forte e maior rigidez para som mais nítido e expansivo. Entretanto, o Walkman NW-WM1AM2 tem estrutura de alumínio resistente ao ruído elétrico e outras interferências para um som mais estável.
Para uma música pura
Para um som mais encorpado, os NW-WM1ZM2 e NW-WM1AM2 contam com amplificação digital S-Master™ HX, e incluem fontes de alimentação mais fortes. Incluem igualmente consensadores otimizados vários condensadores FT CAP3 (condensador de polímeros elevados) e um grande condensador de polímeros elevados sólido que oferece uma elevada capacitância e uma baixa resistência. A última peça para a emissão de som puro e sem ruídos é o KIMBER KABLE que liga a base do amplificador à tomada do jack de áudio no caso do WM1ZM2, enquanto o WM1AM2 recorre a um cabo OFC com baixa distorção e melhor separação de canais.
Há funcionalidades muito atraentes, como o upscalling de músicas via tecnologia DSEE Ultimate que promete restaurar subtilezas acústicas e a gama dinâmica das músicas. Entretanto, o DSD Remastering Engine, faz o respampling do áudio PCM (Pulse Code Modulation) para 11,2 MHz DSD (Direct Stream Digital).
Inspirados no inovador DMP-Z1, ambos os leitores de música incluem uma fonte de alimentação ainda mais forte que os seus antecessores, tanto no bloco analógico como no digital.
O NW-WM1ZM2 e o NW-WM1AM2 dispõem de condensadores otimizados – vários condensadores FT CAP3 (condensador de polímeros elevados) e um grande condensador de polímeros elevados sólido que oferece uma elevada capacitância e uma baixa resistência. O bloco OFC polido que cobre o bloco digital permite que ambos os leitores de música ofereçam um som que parece surgir do silêncio.
Mais conectividade, melhor interface
Os novos Walkman são leitores Android e chegam com WiFi, o que facilita todo o processo de carregamento e streaming das nossas músicas favoritas, enquanto os novos ecrãs de 5.0″ (12,7 cm) facilitam a interação com os dispositivos, graças a maior capacidade de personalização e uma resolução HD mais detalhada.
Música sem limites
O NW-WM1ZM2 oferece-nos 256GB de armazenamento interno e o NW-WM1AM2 oferece 128GB, ambos contando com ranhura para cartões microSD para podermos aí colocar músicas adicionais. A bateria a bordo é suficiente para 40 horas de reprodução de ficheiros de Alta Resolução 96 kHz FLAC, podendo ser carregada via tomada USB-C. É um valor muito importante que bate por completo o que um smartphone pode oferecer, e com qualidade sonora bastante superior.
Preço à medida das ambições
O NW-WM1ZM2 estará disponível a partir de abril de 2022, a um preço aproximado de 3700 €.
O NW-WM1AM2 estará disponível a partir de abril de 2022, a um preço aproximado de 1400 €.
Se quiserem saber mais sobre a filosofia da família Walkman, a 17 de março, a Sony irá oferecer a oportunidade única para qualquer cliente ou entusiasta colocar, aos engenheiros responsáveis pelos nossos novos modelos Walkman, uma questão sobre o produto ou a sua história. Para participar, coloque as suas questões no Twitter utilizando as hashtags #Sony #Walkman #AskEngineers até 17 de fevereiro e os engenheiros da Sony, em Tóquio, irão responder às perguntas selecionadas através de uma mensagem em vídeo. Em alternativa, pode utilizar este formulário da Google.